Semana do Clima da América Latina e Caribe
- majutavares
- 25 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
A Semana do Clima começou dia 19 e se estendeu até 23 de agosto em Salvador, na Bahia.
1ºdia
Durante o primeiro dia, diversas autoridades e especialistas ministraram discussões, no espaço Salvador Hall, na Avenida Paralela, na capital baiana. Entre eles, o climatologista e pesquisador brasileiro Carlos Nobre, que alertou para a responsabilidade dos governantes com as mudanças climáticas.
2ºdia
A necessidade de investimento em sustentabilidade com foco no financiamento climático foi um dos principais temas no segundo dia do evento. Em uma das palestras, Bárbara Brakarz, especialista sênior do Clima e Sustentabilidade da Divisão de Mudanças Climáticas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), falou sobre a importância de investimento e financiamento de projetos relacionados aos efeitos climáticos no mundo.
3ºdia
O destaque do terceiro dia foi a presença do ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, que foi vaiado quando a cerimonialista do evento o convidou para subir ao palco. Ademais, alguns participantes da Semana do Clima exibiram cartazes, com frases como: "Floresta em pé" e "Mata Atlântica resiste".
Na quarta-feira (21), o secretário de Relações Internacionais do Meio Ambiente, Roberto Castelo Branco, também foi vaiado.
4ºdia
Na quinta-feira (22), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que estavam na programação, cancelaram as participações no evento.
Entre as atividades do dia esteve a palestra "Segmento Ministerial: Rumo à COP 25 e Esforços para Alcançar os Objetivos do Acordo de Paris", que abriu o evento na quinta. A palestra foi ministrada por Martin Frick, que defendeu a união dos povos no combate ao aquecimento global.
O evento terminou com shows do cantores e compositores Gilberto Gil e Carlinhos Brown. (Que?)
O evento contou com presença de líderes, formuladores de políticas, atores regionais e globais, de 26 países, para discutir ações climáticas para a região. A programação contou com workshops, passeio ciclístico, palestras sobre o meio ambiente e mudanças climáticas.
Acontecimentos da semana
A Semana do Clima ocorre em meio à discussão sobre o aumento do desmatamento na floresta amazônica e aos anúncios de suspensão das doações da Noruega e da Alemanha ao Fundo Amazônia.
Além disso, o presidente Jair Bolsonaro havia criticado a divulgação de dados sobre desmatamento pelo Inpe.
Conclusões
As conclusões do encontro vão alimentar os resultados da Cúpula de Ação Climática em 23 de setembro, em Nova Iorque, com o objetivo final de impulsionar a ambição climática e acelerar a implementação do Acordo de Paris e a Agenda 2030. Ela também contribuirá para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP25) que acontecerá em Santiago, no Chile, de 2 a 13 de dezembro de 2019.
Mais
O local é totalmente acessível através de transporte público e atenção especial será dada para providenciar alimentação vegetariana e de origem local, evitando também o desperdício de papel e plásticos recicláveis de uso único.

https://www.google.com.br/amp/s/g1.globo.com/google/amp/ba/bahia/noticia/2019/08/23/ultimo-dia-da-semana-do-clima-tem-encontro-entre-prefeitos-da-america-latina-e-do-caribe.ghtml
Comentarios