
ResidĂȘncia Robert Shuster
ResidĂȘncia Robert Shuster/ Severiano Porto
â
Localização: Manaus, Amazonas
Ano do projeto: 1978
â
Robert Shuster, um topĂłgrafo austrĂaco, trabalhou durante vĂĄrios anos com Severiano Porto, de quem era grande amigo. Para o projeto de sua residĂȘncia, escolheu um terreno em um loteamento rural, com grandes ĂĄreas de vegetação densa, prĂłximo ao igarapĂ© de TarumĂŁ Açu, na cidade de Manaus.
O terreno destinado Ă construção possuĂa ĂĄrvores altas, em grande quantidade e prĂłximas umas Ă s outras, resultando em um ambiente sombrio, em que o sol quase nĂŁo atingia o solo. Partindo das condiçÔes do terreno, Severiano adotou a estratĂ©gia de preservar ao mĂĄximo a vegetação existente e criar uma casa adequada Ă s condiçÔes climĂĄticas locais.
A casa foi construĂda em vĂĄrios nĂveis, jĂĄ que a solução vertical reduziria ao mĂnimo a ĂĄrea destinada Ă construção, permitindo maior conservação da floresta original.
O projeto apresenta grande cuidado com a ventilação natural, estratĂ©gia essencial para um bom desempenho tĂ©rmico de uma construção de clima quente e Ășmido. A vegetação existente ameniza os problemas trazidos com a radiação solar, mas tambĂ©m prejudica a ventilação e aumenta a umidade.
Os diversos nĂveis ocorrem em torno de um grande vazio central coberto, que promove uma circulação integrada de todos os ambientes.
A casa, em pilotis, possui uma malha ortogonal de 2,5 x 2,5 metros. A modulação foi calculada para permitir a armação de redes nas diagonais, sendo possĂvel deitar em uma rese em qualquer parte da residĂȘncia.
A estrutura Ă© toda em madeira lavrada na regiĂŁo, a cobertura Ă©
Em cavaco, que também contribui na ventilação. Beirais amplos protegem da chuva, sem bloquear o vento.
O primeiro pavimento Ă© composto por uma grande ĂĄrea aberta, com lavabo e copa. A casa desenvolve-se no segundo pavimento, em torno a um vazio interior.
Possui 3 dormitĂłrios, sendo o principal a suĂte- cada um com a sua rede; uma pequena cozinha, um salĂŁo que reĂșne salas de estar e jantar, e uma ampla varanda. No terceiro, apenas um terraço coberto.
Uma grande cobertura de duas åguas protege a casa das chuvas. As esquadrias são todas em madeira, quase todas venezianas. Os pisos, varandas, muxarabis e outros detalhes também em madeira. Os fechamentos são em sua maioria em madeira, algumas poucas alvenarias são utilizadas.
â
Fonte: https://issuu.com/marinaribeiro7/docs/revista_br-contemporaneo2