top of page
Untitled-collage-57.jpg

Parkroyal

O escritório com base em Singapura, WOHA Architects, é um dos grandes defensores da "cidade verde" - que seria composta por uma maior vegetação e não deixando-a mais desértica - e o Parkroyal em Pickering foi projetado tanto como um hotel quanto um jardim, o que duplicou o potencial verde do terreno.

O edifício jardim, coberto com plantas tropicais e com suportes de janaúba e palmeiras, são apoiados a cada quatro níveis entre os blocos dos quartos de hóspedes. Jardins florescem em todo o complexo e as árvores e jardins do hotel parecem fundir-se com as do parque adjacente como uma massa contínua de parque urbano.

O empreendimento foi um lançamento puramente comercial. Mas como acontece com muitos dos projetos do WOHA, construídos em toda a Ásia durante a última década, o hotel se realiza de forma inequívoca como um edifício público.

O escritório concilia a construção excessiva do século XXI nas cidades asiáticas com a recuperação do ambiente construído. Propondo então que a arquitetura comercial deva responder a cidade com seu dever cívico, através da arquitetura pública.


O Parkroyal ocupa um longo e estreito terreno na borda ocidental do distrito central de negócios, entre Hong Lim Park e os blocos residenciais HDB de Chinatown, tem vista para o centro histórico entre o parque e o rio Singapura. O desenvolvimento pode, assim, responder a muitos ambientes separados e diferentes, fornecendo conexões públicas entre essas zonas.

Acima da piscina aberta no 5º pavimento, uma torre de 20 pavimentos, que formam uma planta em E, onde todos os apartamentos dão vista para o norte do parque e/ou para os jardins da fachada, enquanto os serviços e as passagens externas foram colocadas na fachada sul. Como o hotel é "auto-sombreado" - pela projeção dos jardins e a proximidade dos três blocos - e protegido do sol da manhã e da tarde pelos edifícios vizinhos, os quartos podem ser totalmente envidraçados (por vidros de baixa emissividade) sem proteções externas.    

O desejo do WOHA de restaurar um sentimento de comunidade das cidades asiáticas é crucial para sua arquitetura, a reciprocidade é intrínseca à sua visão de cidade e projetos.

O conceito de um edifício como jardim foi idealizado para "... recriar uma escala de rua urbana, de modo que as pessoas andando e dirigindo pudessem entender detalhes interessantes. Queríamos trabalhar com a massa do edifício e a aparência, para que pudéssemos evitar a escala da cidade habitual e o edifício apenas como uma silhueta, e ainda implementar a estética de um jardim temático", disse WOHA.

Fonte: https://www.archdaily.com.br/br/01-113225/parkroyal-em-pickering-slash-woha

Parkroyal: Service

©2019 by eco.me. Proudly created with Wix.com

bottom of page