
Dutch Mountain House
A casa foi projetada pelo estúdio de design Denieuwegeneratie de Amsterdã e finalizada em 2011. A residência, praticamente subterrânea, integra o sistema ecológico da reserva natural holandesa. O fato de parte da casa estar embutida no morro apresenta vantagens como isolamento térmico, através do contato com a terra, e camuflagem.
O projeto, desenhado pela Arup Amsterdam, é uma experiência em estratégias sustentáveis, tanto na arquitetura quanto nas instalações técnicas. A iluminação é quase que inteiramente feita com LED, utiliza-se energia fotovoltaica, sistemas de água e aquecimento em pellets de madeira, ventilação monitorada por CO2, um circuito de água cinzenta e o uso de domótica inteligente. O resultado é uma casa em que a quantidade total de energia produzida excede seu consumo.
Toda a casa está repleta de luz natural proveniente das grandes janelas e da fachada de vidro de 90m2. Isso também oferece vistas panorâmicas dos bosques circundantes. Ademais, a armação é construída em madeira de lark, arborizada das imediações.
detalhes arquitetônicos:
A estrutura espacial da casa é um espaço aberto retangular de 12 x 19 metros. O aço cruza toda a largura de 12 metros, permitindo grande flexibilidade ao arranjo interior. Dentro do espaço hall-like, os quartos são empilhados de uma forma desordenada e construído a partir de estruturas de madeira leves, facilitando a fácil implementação de possíveis mudanças futuras. O interior pode evoluir junto com seus habitantes, uma família jovem, salas sendo adicionadas ou removidas através do tempo.