
Wikkelhouse
O responsável pelo projeto da casa sustentável de papelão é o estúdio de design holandês Fiction Factory em Amsterdã. Embora existam apenas 12 unidades fabricadas atualmente – todas na Europa – os responsáveis querem popularizar o conceito para o mundo inteiro.
O sistema de construção patenteado, que consiste em um total de 24 camadas de fibra virgem de papelão, obtidas de árvores escandinavas, sobre um molde em forma de casa, recebe o nome de Wikkelhouse, do verbo holandês "wikkelen", que significa envolver. As grandes tiras de papelão formam blocos de 1,2 metros de largura, e a quantidade de tiras escolhidas pelo comprador determina o tamanho da casa. O mínimo são três, mas a quantidade pode ser infinita.
Segundo os desenvolvedores, o segredo para a casa sustentável resistir a ventos e chuvas é uma supercola que une as diversas camadas do material, coberto posteriormente com madeiras ou outra opção mais resistente à escolha do proprietário. A construção é finalizada com uma carcaça externa de madeira e alumínio que a protege de qualquer fenômeno meteorológico.
Todos os materiais utilizados são reciclados e respeitam o meio ambiente.
A casa tem ainda outra grande vantagem: pode ser 100% reciclada após o uso.
Com uma estrutura flexível, esta construção de cinco metros quadrados, permite a opção de ampliá-la unindo vários módulos uns aos outros e adaptá-la conforme as necessidades do usuário.
Seu peso, de apenas 500 kg, em média, permite que a residência não tenha uma base no solo para ser instalada, isso também facilita e reduz os custos do processo construtivo.
Ela pode ser uma casa para moradia permanente, um escritório de uma empresa ou um espaço portátil para eventos, feiras e festas. Além disso, conta com uma fachada de vidro que permite que fique totalmente fechada.
A Wikkelhouse de três segmentos, por exemplo, custa 25 mil euros (cerca de R$ 95 mil) e pode ser erguida em um só dia.
Com durabilidade de 100 anos e garantia de 50, essa casa é três vezes mais sustentável que as casas de alvenaria, e tem um baixo custo, cerca de 25 mil euros (91 mil reais). Além de móvel, ela é montada em blocos passo a passo e fica pronta em cerca de 24 horas. O tamanho é variável e ela ainda pode ser desmontada sem problemas.
Seria esta uma alternativa a falta de moradia no nosso país?