
Pontos de coleta
Conheça alguns lugares que promovem a coleta seletiva. Fique de olho no horário de funcionamento e disponibilidade de cada estabelecimento.

Mercados Pão de Açúcar
O Pão de Açúcar dispõe de contâiners para coleta seletiva em algumas de suas lojas na parte do estacionamento para seus clientes.
*Infelizmente na época de Covid muitos encontram-se indisponíveis.
**Fique de olho pois em alguns deles, na frente do mesmo, pode existir outras entidades que promovam o descarte seletivo. Evite chegar no final do dia pois os contâiners podem estar cheios.

Supermercados Carrefour
A rede Carrefour mostra-se também engajada na causa ambiental. Ela dispõe dentro de algumas de suas lojas lugares para deposito de óleo de cozinha e baterias. Além disso, ela possui dentro de seu estacionamento um contâiner de coleta seletiva.
*Disponível durante a pandemia!

Molécoola
A Molécoola é uma startup que colabora para essa iniciativa de descarte seletivo, dispondo de diversos contâiners espalhados por SP. Através do cadastro pelo app, você leva seus recicláveis limpos até o ponto de coleta mais próximo e consegue trocá-los por pontos no app, ganhando produtos, serviços e descontos.
*Infelizmente na época de Covid muitos deles encontram-se indisponíveis

App Descarte Rápido
Esse aplicativo dispõe de um mapa de SP contendo diversos pontos de coleta com os respectivos itens que podem ser entregues, com endereço e especificações de manejo, descarte, e separação do seu lixo.

Recicla Sampa
Esse site possui um sistema no qual você coloca seu endereço/CEP e o material que deseja descartar, e ele mostra diversas opções próximas de onde você está.
Link do site: https://www.reciclasampa.com.br/pontos-de-coleta

Parque Severo Gomes
O parque, localizado em Santo Amaro (zona sul de SP), dispõe de contâiners próprios para a coleta seletiva. Você pode descartá-los sem precisar entrar no parque.
É um dos poucos locais em funcionamento durante a pandemia.

Loga e EcoUrbis
Essas empresas são atualmente as responsáveis pela coleta de lixo em SP.
Elas possuem as únicas centrais mecanizadas de triagem de lixo de toda a América Latina e contam com 352 caminhões de coleta de lixo comum e 72 caminhões para a coleta de resíduos recicláveis.
A EcoUrbis, concessionária responsável pela coleta de resíduos domiciliares nas zonas Sul e Leste da capital paulista, em parceria com a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), disponibilizou contêineres voltados para coleta específica do material.
Os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) são um projeto piloto da concessionária que busca estimular a população a separar o material reciclável.
Desde 25 de novembro, moradores da zona Sul passaram a ter acesso aos PEVs disponíveis nas regiões de Capela do Socorro e Santo Amaro. Instalados em parques e praças da região.
ENCONTRE UM PEV
Os sete equipamentos disponibilizados pela EcoUrbis estão distribuídos nas seguintes vias:
* Av. Nações Unidas, nº 22540 (em frente ao Shopping SP Market)
* Praça Ramiro Cabral da Silva (Av. Antônio Barbosa da Silva Sandoval X Rua Lauzane)
* Praça João Pedro da Luz (Av. Inácio da Cunha Leme, 515- canteiro central)
* Praça Enzo Ferrari (em frente ao Autódromo de Interlagos)
* Praça Capitão Antônio Dell Zotto (Rua João P. Viegas, 1154 x Rua Eriberto B. Cajazeiras)
* Av. Miguel Yunes, nº500
* Parque Severo Gomes (Rua Mario Reis X Rua Barbosa Lopes)
Já a Loga atua nas regiões oeste, norte, centro e parte da zona leste de SP.

Amlurb/ Comlurb
São entidades municipais de limpeza urbana, tendo como principais atribuições os serviços de coleta domiciliar, limpeza dos logradouros públicos, das areias das praias, de parques públicos, do mobiliário urbano, dos túneis, viadutos, e, em especial, a limpeza e higienização de hospitais municipais.
Se você perceber inadequação ou falta desse serviço na sua residência, entre no site, verifique se o logradouro consta no histórico de recolhimento do lixo domiciliar da sua região ou ligue para a Central de atendimento.
OBS: Posso jogar embalagens sujas na lixeira reciclável?
Sim. “Em qualquer processo de reciclagem, o resíduo será submetido a um processo de higienização; logo, não há necessidade de uma lavagem aprofundada do material”, explica Carlos Silva Filho, diretor-presidente da Abrelpe.
