top of page
lixo_extraordinário_filme.png

Lixo Extraordinário

Qual é o impacto que a arte cria na vida de pessoas que trabalham com lixo?


O documentário “Lixo Extraordinário”, feito por Lucy Walker em 2010, retrata um trabalho sensível do artista plástico brasileiro Vik Muniz em relação a suas obras produzidas e sua relação com os catadores no lixão de Jardim Gramacho no Rio de Janeiro. Ele propunha realizar obras de arte com ajuda dos catadores da região, utilizando os materiais inorgânicos encontrados em meio ao lixo para formar imagens dos trabalhadores locais.

Além disso, o documentário apresenta a dura realidade das pessoas que vivem em condições críticas de pobreza e saneamento.

Inicialmente, Vik se interessou em 2007 pelo lixão de Gramacho por ser o maior do mundo em recebimento diário, com o objetivo de mudar a vida das pessoas através da arte derivada de materiais do cotidiano delas.

Dados interessantes fornecidos a ele foram: a retirada de 200 toneladas por dia de materiais recicláveis efetuadas pelos catadores e que 70% do lixo produzido no Rio era despejado ali.


As filmagens ultrapassam o limite do lixão, mostrando a moradia dos catadores também. A falta de planejamento e a acelerada ocupação irregular resultam em moradias precárias.

Vik se surpreende com o bom humor dos catadores face à realidade vivida por eles.


No final do documentário, a obra “Marat, Sebastião: Retratos do Lixo”,composta apenas por resíduos é finalmente exposta em uma galeria em Londres, e é leiloada por 28 mil libras, equivalente a R$ 100.00 na época. Além disso, as reproduções de “Retratos do Lixo” renderam mais de 250 mil dólares.

Como retorno para a Associação dos Catadores do Jardim Gramacho, foi comprado um caminhão, inaugurado um centro de ensino e uma biblioteca com 15 computadores. Além do benefício financeiro, nota-se o aprendizado não somente dos catadores na confecção das obras, mas também dele próprio.


Para reflexão: como você enxerga as pessoas que trabalham com lixo?

A coleta de lixo é uma das atividades humanas que está vinculada ao preconceito, à segregação e à discriminação social, como revelado pelas pessoas entrevistadas no documentário, as quais são pouco, ou nada, reconhecidas socialmente.


OBS: catadores

Você sabia que 90% da reciclagem do Brasil é feita por catadores, tanto os que trabalham nas cooperativas quanto os independentes. Para ganhar um salário mínimo eles precisam coletar aproximadamente 272 kg de alumínio.

Lixo Extraordinário: Serviços

©2019 by eco.me. Proudly created with Wix.com

bottom of page