top of page
Copenhagen-International-School-STILO-SO

Escola Internacional Copenhagen

O edifício na capital dinamarquesa, desenvolvido pela C.F. Møller Architects é feito de elementos totalmente sustentáveis e é composto por painéis solares nas suas fachadas, que terão capacidade para fornecer mais de metade das suas necessidades de energia eléctrica.

Localizado no bairro de Nordhavn, este novo edifício apresenta-se como uma infra-estrutura ultramoderna, desenhada para se conjugar com o ambiente urbano e com a sua envolvência.

Mads Mandrup, arquitecto e um dos sócios da C.F. Møller, revelou que a empresa queria “criar um edifício de educação sustentável e que fosse emblemático, no coração de Nordhavn, para ajudar a dar vida a um novo bairro, usando uma base transparente e uma fachada que, devido à sua funcionalidade e estética, fosse uma marca inovadora no bairro”.

O edifício apresenta uma arquitetura moderna e o seu bloco principal divide-se em quatro pequenas torres (com cinco a sete andares), cada uma com a sua especificidade, de modo a ir ao encontro das diferentes necessidades dos alunos, ao longo do seu percurso escolar e das suas necessidades de desenvolvimento. Cada uma destas unidades terá a sua própria identidade, facilitando, dessa forma, a descoberta, de cada um, do seu próprio caminho. 

As torres que compõem o edifício são construídas a partir de uma base comum, onde se desenvolvem algumas atividades (por exemplo, esportivas), e englobam também determinadas instalações, como a biblioteca, a cantina, entre outros. Esta mesma base terá, igualmente, ao dispor de toda a comunidade escolar um espaço partilhado, onde a segurança, especialmente a dos mais novos, estará totalmente assegurada.


Um dos aspectos que se destaca em toda a envolvência da Copenhagen International School é a sua abertura para o exterior. Isto porque as suas zonas comuns poderão ser utilizadas quer por elementos ligados à escola, quer pela comunidade local.

Quando abraçou este projecto, a C.F. Møller Architects agarrou a problemática das alterações climáticas como um dos eixos centrais da obra, olhando para a sua eficiência e autonomia em termos energéticos.

A fachada do edifício é composta por 12 mil painéis solares, colocados num determinado ângulo, e que asseguram cerca de metade das necessidades em termos de energia eléctrica do imóvel. Estas células solares cobrem uma área de 6 048 m2 e têm capacidade para produzir cerca de 200 MWh, o que fazem da Copenhagen International School um dos maiores edifícios da Dinamarca com centrais de energia solar integradas.

As células solares fotovoltaicas não servirão apenas para suprir as necessidades energéticas do edifício, já que as mesmas terão um carácter educativo, entrando, igualmente, no currículo escolar e permitindo aos estudantes a monitorização e a obtenção de dados da produção de energia eléctrica local, que serão, posteriormente, utilizados nas aulas de matemática e de física.


 A infraestrutura tem capacidade para acolher 1 200 estudantes e emprega cerca de 280 trabalhadores. 

A necessidade de aumentar a capacidade de albergar alunos foi um dos motivos para a mudança, mas não só. “Decidimos a mudança há sete anos, de modo a expandir a nossa capacidade e para irmos ao encontro das exigências do ensino internacional na Dinamarca”, revelou Brit van Ooijen, um dos administradores da escola.

Sustentabilidade premiada

O carácter inovador e distinto do edifício já levou à atribuição de vários prémios. Em 2018, foi distinguido com o Architecture Master Prize – Winner Educational Buildings, o Active House Award e o AZ Award, na categoria Best Architecture Over 1000 m2). Em 2017, o projecto da Copenhagen International School levou a C.F. Møller Architects a receber o ICONIC Award, na categoria Architecture with distinction, um prémio especial que deixou Mads Mandrup bastante feliz.


fonte: https://edificioseenergia.pt/noticias/copenhagen-school286/ 

Escola Internacional Copenhagen: Sobre

©2019 by eco.me. Proudly created with Wix.com

bottom of page