top of page
imagem_release_1740793-1.jpg

Shopping Parque da Cidade

O SPDC foi inaugurado dia 30 de maio no Complexo Parque da cidade na Chácara Santo Antônio, do lado de dois outros shoppings: o Shopping Morumbi e o Shopping Market Place.

Minha primeira impressão, desconhecendo o propósito desse empreendimento, foi ruim, pois já existiam dois shoppings literalmente do lado desse. Entretanto, o espaço é o primeiro Life Center do país, com novas formas de varejo, que foram estudadas para atender às novas necessidades e ao novo comportamento do consumidor.

O empreendimento, assinado pela empresa baiana Enashopp, levou em conta na construção formas de diminuir o impacto ambiental do prédio.


“Sustentabilidade não é uma tendência, é uma necessidade”, afirma o superintendente Francisco Pereira. 


A ecoeficiência dentro dele:

Há sistemas de controle de uso de água e energia e o lixo é manejado a vácuo (o sistema coleta todo o resíduo reciclável, não reciclável e orgânico, através de dutos subterrâneos, e o direciona à aproximadamente 80km/h, para uma central que os acondiciona até o descarte. Esse sistema evita a contaminação de áreas, otimiza espaços e reduz o tempo de coleta). 

Houve também grande preocupação com o uso da água pluvial, que é captada é tratada e reutilizada, assim como toda a água cinza proveniente das edificações do complexo; o sistema de esgoto à vácuo utiliza apenas 1 litro de água para as descargas, enquanto uma bacia convencional utiliza entre 6 e 8 litros por acionamento.

Assim como a água, o projeto privilegiou o uso racional da energia. O teto verde (projeto de paisagismo funcional com  horta realizada em parceria com ONGs de inclusão social) e os vidros com baixa absorção de calor ajudam a reduzir a carga térmica da edificação, diminuindo o uso do ar condicionado, que é um dos principais vilões do consumo de energia. Os equipamentos de ar condicionado foram escolhidos pela sua eficiência, atendendo os critérios da certificação LEED, presente em todas as edificações do conjunto.

A preocupação com o entorno:

O Shopping, além de estar integrado a um parque, também  terá ampla oferta de bicicletas, que vem, segundo estudos obtidos pela administração, aumentando na região. A Yellow é uma das empresas cotadas para ter estações de parada de bicicleta na área térrea do shopping.

Além disso, várias outras medidas reforçam esse atributo: o empreendimento, que está inserido em uma área industrial, está requalificando seu espaço em um passivo ambiental; o solo passou por um processo de remediação para liberação de uso, com o cuidado de preservar uma área de aproximadamente 20 mil m² de área verde; a implantação das edificações foi cuidadosamente pensada, projetando o sombreamento sobre as vias para reduzir ilhas de calor nas circulações.

Premiações:

Para reforçar, o shopping fez uma parceria com a Editora Globo Condè Nast, em um evento que reconhece marcas de moda, beleza e design que adotam práticas positivas para o meio ambiente. O Prêmio Muda é uma iniciativa das Revistas Vogue Brasil com a Casa Vogue e Glamour Brasil, que reconhece e premia marcas de moda, beleza e design que prezam pela sustentabilidade social e ecológica no país, usando práticas positivas para o meio ambiente e gestão consciente de pessoas. A premiação é feita em parceria com o Sistema B, organização internacional que tem autoridade na avaliação e validação de empresas sustentáveis.


Vale ainda citar que o empreendimento está entre os 18 projetos do mundo que participam do Climate Positive Development Program, iniciativa do grupo C40 Cities Climate Leadership, desenvolvida pela Fundação Clinton em parceria com o U.S Green Building Council, criado para enfrentar os desafios decorrentes da rápida urbanização e das mudanças climáticas. Este programa apoia o desenvolvimento de projetos de grande escala urbana, que demonstram que as cidades podem crescer de maneira sustentável e reduzir a emissão de CO2.


O Parque da Cidade também é o primeiro empreendimento a receber a certificação até então inédita na América do Sul, o LEED ND nível Silver (Neighborhood Development), do US Green Building Council, concedido a empreendimentos capazes de impactar positivamente em seu entorno.


Além de tudo isso, eles plantaram um fragmento de Mata Atlântica dentro do shopping.

Virei fã.

Parque da Cidade: Sobre

©2019 by eco.me. Proudly created with Wix.com

bottom of page