
Mango Bay Resort Spa
Mango Bay Resort Spa / P.I Architects
O resort Mango Bay é um lugar conhecido na Ilha de Phu Quoc. O resort atrai os turistas pelo seu conceito ecologicamente correto, com apenas 44 quartos / bangalôs em um terreno de 10 hectares. Depois de muito tempo em operação, o resort precisa ser reformado. Desta vez, fomos designados para conceber o Spa, sempre com os princípios: herdar o espírito simples, rústico mas acolhedor de todo o resort.
Depois de várias análises do local, a localização do spa foi decidida em uma leve inclinação em direção ao mar, escondido atrás dos bangalôs e cercado pela selva. Um pequeno caminho de terra ligava o novo Spa ao antigo, que estava se tornando um espaço para a prática de ioga e taichi. O Spa é composto por 4 edifícios de formas retangulares, ligados por passadiços cobertos, circundando um lago paisagístico. Os dois edifícios principais contêm a área de recepção - vestiário - duche - tratamento - área de relaxamento após o tratamento, enquanto os dois sub-edifícios consistem apenas em salas de tratamento. Cada sala de tratamento tinha seu terraço privativo nas traseiras, ligado a um pequeno jardim.
A característica do projeto foi a utilização de paredes de taipa. Esta também foi uma sucessão dos bangalôs construídos anteriormente no resort. Essas paredes grossas, combinadas com o teto ampliado e as portas / janelas com venezianas de madeira, criam um espaço interno arejado e confortável, sem a necessidade de ar condicionado. As portas / janelas com venezianas de madeira com sistema pivotante ajudam a controlar a quantidade de luz natural que acede ao espaço interior, dependendo do momento e do estado de espírito dos convidados.
A paisagem também segue o espírito do resort, usando plantas e flores locais para o jardim. A única exceção são as plumerias plantadas na lagoa da paisagem, que representam um recomeço e expectativa de paz. Durante a fase de construção, tentamos evitar destruir ao máximo a selva circundante. Logo após a formatação das edificações, o jardineiro começou a plantar novas árvores para substituir as derrubadas. Essas árvores foram previamente plantadas no viveiro do próprio resort. Portanto, pouco depois de um pouco de tempo e algumas chuvas tropicais, o resort está pronto para se apresentar como uma construção em meio à selva.
Fonte: https://www.archdaily.com/946421/mango-bay-resort-spa-pi-architects