
Crystal
O Crystal, uma iniciativa de Cidades Sustentáveis da Siemens, foi inaugurado em Londres. Concebida por Wilkinson Eyre Architects, a dramática estrutura envidraçada em forma de cristal criou um novo centro global independente para o debate sobre a vida e o desenvolvimento urbano sustentável.
O edifício de 6.300 m² - que abriga espaços de exposição, instalações para conferências e um centro de tecnologia e inovação - foi projetado para alcançar as mais altas credenciais de sustentabilidade internacional para um edifício (BREEAM Outstanding e LEED Platinum). A estrutura - adjacente ao teleférico Emirates Air Line projetado por Wilkinson Eyre - abrigará o Centro global de Cidades de Competência da Siemens, uma equipe de especialistas urbanos multidisciplinares, que visa estimular o crescimento de cidades sustentáveis por meio de parcerias, pesquisas e colaboração de especialistas.
Localizado no Royal Victoria Dock, o Crystal está aberto ao público, incorporando um centro de conferências com auditório com 270 lugares, espaço para escritórios, pontos de recarga de veículos elétricos e um café. A história do design por trás do projeto de £ 30 milhões é de colaboração, com os arquitetos Wilkinson Eyre, os arquitetos de interiores e decoração Pringle Brandon Perkins + Will (PBP + W) e os engenheiros Arup trabalhando em conjunto para criar uma arquitetura inovadora e ousada que possa aproveitar os benefícios de a mais recente tecnologia 'verde'.
Falando sobre a abertura do Crystal, Sebastien Ricard, Diretor da Wilkinson Eyre Architects, disse: “O Crystal é uma resposta a um briefing muito original, que envolve a criação de um edifício icônico para abrigar um centro internacional de excelência em sustentabilidade fundado pela Siemens. Este projeto oferece a oportunidade fantástica de explorar como as novas tecnologias podem ajudar a criar um edifício altamente sustentável sem depender apenas de "sistemas passivos". “Nosso conceito para a construção visa inspirar as pessoas a ver o futuro da sustentabilidade como uma oportunidade de ser mais inovadores e melhorar a qualidade da estrutura de construção de nossas cidades.”
Roland Busch, CEO do Setor de Infraestrutura e Cidades da Siemens, disse: “As cidades em todo o mundo estão fazendo investimentos para melhorar seus suprimentos de água, redes de energia, sistemas de transporte e infraestrutura de construção. Nosso mercado endereçável sozinho tem um volume de € 300 bilhões. Nesse mercado em crescimento, a Crystal nos ajudará a intensificar o diálogo com nossos clientes. O Cristal é a vitrine do nosso Setor, ponto de contato e mentor. ”
Os espaços interiores da Crystal é a maior exposição do mundo sobre o futuro das cidades, cobrindo 2.000 m². A exposição interativa guiará os visitantes pela infraestrutura urbana do futuro, com foco nas possibilidades de mobilidade sustentável, tecnologias de construção, fornecimento de energia e água e saúde. A angularidade da pele externa do edifício cria espaços interiores interessantes e variados, projetados pela PBP + W. Compõe os espaços expositivos um grande mezanino com um teatro de experiência cinematográfica sensorial contido em uma forma de tecido branco curvo, que contrasta com a concha vermelha brilhante do auditório do outro lado da rua. A PBP + W trabalhou em estreita colaboração com os designers de exposições de eventos, projetando a infraestrutura que dá suporte às operações das exibições. Com o design ambiental da Arup liderando a engenharia ambiental do projeto, o Crystal foi projetado para abranger os seguintes temas técnicos:
-O Crystal é totalmente elétrico e não consome combustíveis fósseis no local
-Além de iluminação LED, vigas resfriadas e ventilação de alta eficiência, o edifício é aquecido e resfriado por bombas que armazenam energia sazonalmente no solo por meio de uma longa rede de tubos enterrados de 17 km
-O design da Arup promove uma agenda progressiva de água, com a água da chuva sendo coletada e limpa para beber.
-A água negra também está sendo tratada no local. O edifício é 90% autossuficiente em água e é o primeiro edifício comercial no Reino Unido a ter um plano de segurança de água potável aprovado.
-A Arup coordenou uma ampla gama de controles no edifício, o que lhe permite operar em modos de ventilação mistos, tanto natural quanto mecânico, e fornece aos usuários um grau sem precedentes de controle sobre a temperatura, luz e ar.
-Mais importante para o futuro, o projeto é totalmente monitorado para permitir a transmissão ao vivo de figuras performáticas no salão de exposições e para que o edifício seja constantemente ajustado para garantir o desempenho máximo.
Fonte: https://www.archdaily.com/275111/the-crystal-wilkinson-eyre-architects