
Mountain Dwellings
Mountain Dwellings / BIG + Julien de Smedt Architects
As Moradias de Montanha são da 2ª geração das Casas VM - mesmo cliente, mesmo tamanho e mesma rua. O programa, entretanto, é 2/3 de estacionamento e 1/3 de moradia. E se a área de estacionamento se tornasse a base para a colocação de moradias em terraço - como uma encosta de concreto coberta por uma fina camada de habitação, caindo do 11º andar até a beira da rua? Em vez de construir dois edifícios separados um ao lado do outro - um estacionamento e um bloco habitacional - decidimos fundir as duas funções em uma relação simbiótica. A zona de estacionamento tem de estar ligada à rua e as casas necessitam de luz solar, ar puro e vistas, pelo que todos os apartamentos têm jardins no telhado virados para o sol, vistas fantásticas e estacionamento no 10º andar. The Mountain Dwellings aparecem como um bairro suburbano de casas ajardinadas fluindo sobre um edifício de 10 andares - uma vida suburbana com densidade urbana.
Os jardins no telhado consistem em um terraço e um jardim com plantas mudando de caráter de acordo com a mudança das estações. O edifício tem um grande sistema de rega que faz a manutenção dos jardins no telhado. A única coisa que separa o apartamento do jardim é uma fachada de vidro com portas de correr que proporcionam luz e ar fresco.
Os residentes dos 80 apartamentos serão os primeiros em Orestaden a ter a possibilidade de estacionar à porta de casa. A gigantesca área de estacionamento contém 480 vagas e um elevador inclinado que se move ao longo das paredes internas da montanha. Em alguns lugares, a altura do teto chega a 16 metros, o que dá a impressão de um espaço semelhante a uma catedral.
As fachadas norte e oeste são revestidas por chapas de alumínio perfurado, que permitem a entrada de ar e luz no estacionamento. Os buracos na fachada formam uma imensa reprodução do Monte Everest. De dia, os buracos nas placas de alumínio parecerão pretos no alumínio brilhante, e a imagem gigantesca se parecerá com a de uma foto rasterizada grosseira. À noite a fachada será iluminada por dentro e aparecerá como um negativo fotográfico em cores diferentes, pois cada andar do estacionamento possui cores diferentes.
The Mountain Dwellings está localizado na cidade de Orestad e oferece o melhor de dois mundos: a proximidade com a agitada vida da cidade no centro de Copenhague e a tranquilidade característica da vida suburbana.
Fonte: https://www.archdaily.com/15022/mountain-dwellings-big