
Tecnopolo elétrico da Schneider
Quando a Schneider Electric France decidiu mudar seu Negócio de Energia dos subúrbios de Grenoble (parte do projeto de redução da pegada de construção GreenOvalley), ela começou seu caminho para a certificação LEED como parte do compromisso corporativo da empresa com o meio ambiente e a eficiência energética.
O projeto consiste em quatro andares em um campus industrial localizado em Grenoble, França. Transporte público, redes de bicicletas (desenvolvimento forçado da cidade de Grenoble) e compartilhamento de veículos elétricos estão disponíveis para os 500 funcionários que trabalham dentro do prédio. O sistema HVAC de escritório à base de água é composto por duas bombas de calor híbridas de aquífero. Foram instaladas unidades de tratamento de ar de alta eficiência para água gelada e ventiloconvectores. Nove AHUs fornecem ar condicionado para os espaços e para as 340 zonas controladas por Fan Coil Units (controladores de HVAC e iluminação). A operação do edifício Ecostruxture (C) garante o controle de todos os sistemas HVAC. A medição de energia é fundamental nos edifícios Schneider Electric e só o edifício Technopole tem cerca de 235 medidores elétricos, 88 térmicos e 9 medidores de água potável. Todos os medidores são conectados ao sistema de monitoramento de energia Ecostruxture (C). Mais de 50 por cento do espaço tem luz natural e toda a luz artificial é fornecida através de iluminação LED.
Para reduzir a ocupação geral do escritório e incentivar o uso de métodos alternativos de transporte, há bicicletários cobertos na entrada do prédio e 200 bicicletários adicionais de longo prazo no campus e estações de carregamento de carros elétricos. O estacionamento preferencial também é oferecido para veículos de baixa emissão e aqueles que fazem caronas.
Para obter a certificação LEED, o projeto foi desenhado, construído, inspecionado e encomendado por profissionais de construção franceses em conjunto com a equipe imobiliária interna da Schneider Electric.
fonte: https://www.usgbc.org/projects/schneider-electric-technopole