
One Angel Square
O One Angel Square é um prédio de escritórios localizado em Manchester, Reino Unido. Projetado por 3Dreid para o The Co-operative Group, é o primeiro edifício no Reino Unido a obter a classificação "excepcional" da BREEAM. O edifício também recebeu o certificado de desempenho energético A +.
O prédio de escritórios de £ 105 milhões (US $ 156 milhões), que inclui 14 andares acima do solo e dois abaixo do solo, foi concluído em dezembro de 2012. Tem 70m de altura e está espalhado por uma área de 500.000 pés². O One Angel Square é um edifício de três lados com paredes suavemente curvas. As paredes são cortadas do décimo andar por uma série de terraços, que também funcionam como o telhado do edifício. A principal característica do edifício é o átrio de altura total, que inunda os interiores com luz natural.
O edifício inclui 329.218 pés quadrados de espaço de escritório distribuídos no subsolo, térreo, térreo e 14 andares superiores. A estrutura sem colunas do edifício permite que uma grande variedade de subdivisões seja feita de uma placa de piso completa até suítes de 3.000 pés². Cada andar pode ser subdividido em seis zonas, proporcionando máxima eficiência e flexibilidade ocupacional.
O edifício possui uma fachada dupla, o que ajuda a reduzir o calor durante o verão e esfria o edifício durante o inverno, enquanto os revestimentos das vidraças também minimizam a absorção de calor durante o verão. Louvres localizados no topo da fachada ajudam a minimizar o ganho de calor. As grelhas podem ser abertas para permitir a entrada de ar quente no edifício e serem retiradas pela parte superior. As persianas são fechadas no inverno, transformando a fachada em um cobertor isolado ao redor do edifício.
Recursos sustentáveis do edifício
Os recursos sustentáveis incorporados ao One Angel Square ajudam a obter uma redução de 80% nas emissões de carbono e uma redução de 50% no consumo de energia. Os requisitos de energia do edifício são atendidos por um sistema combinado de calor e energia (CHP), que é alimentado por óleo de cozinha usado e óleo de colza. O óleo de colza é produzido nas próprias fazendas da cooperativa. As unidades CHP também fornecem resfriamento através de um chiller de absorção. O edifício possui 300.000 pés² de concreto exposto, que atua como uma esponja térmica. O concreto absorve o calor no edifício, reduzindo a quantidade de energia necessária para resfriar o edifício.
Uma característica fundamental do edifício é o seu sistema de ventilação. O átrio que forma o núcleo central do edifício faz parte desse sistema de ventilação. Cada canto do átrio possui três tubos de concreto localizados sob o prédio. Os tubos sugam 50m3 / s de ar fresco do espaço aberto paisagístico em frente ao prédio. O ar é resfriado ou aquecido no porão antes de ser entregue ao átrio através de um sistema de deslocamento. O ar se move através de vários andares pelo átrio e sobe ao nível do telhado antes de ser ejetado. O edifício também é equipado com sensores de dióxido de carbono que regulam a quantidade de ar fresco circulado no edifício, reduzindo a quantidade de ar necessária para o tratamento.
Um sistema de captação de águas pluviais e águas cinzas garante baixo consumo de água em toda a Praça One Angel.
Um sistema de recuperação de calor no edifício coleta e recicla o calor desperdiçado.
Fonte: https://www.designbuild-network.com/projects/one-angel-square/