
Bank of America Tower
O Bank of America Tower em One Bryant Park no centro de Nova York, projetado por Cook + Fox Architects, é o primeiro arranha-céu comercial a obter a certificação LEED Platinum. O projeto e o alto desempenho deste edifício pretendem estabelecer um novo padrão para a construção comercial e para o ambiente de trabalho de escritório.
Ao se concentrar em maneiras de enfatizar a luz do dia, o ar fresco e uma conexão com o exterior, os arquitetos redefinem os parâmetros do arranha-céu como mais do que uma caixa de vidro. O projeto de 55 andares e 2,2 milhões de pés quadrados é uma nova adição aos grandes blocos ao redor do Bryant Park no centro da cidade e seu contexto denso já desafia o papel da arquitetura.
Cook + Fox estabeleceu uma entrada de esquina altamente transparente, misturando a rua pública com o prédio de escritórios privados. Isso dá ao saguão bastante luz natural e se torna um leve limiar entre a vida na cidade e o dia de trabalho.
Telhados verdes e uma sala de jardim urbano trazem o parque próximo à arquitetura e, combinados com os materiais naturais do lobby, enfatizam as qualidades naturais que podem ser encontradas na vida da cidade. A forma do edifício se desvia de sua pegada, aumentando o nível da área de superfície exposta à luz do dia e proporcionando vistas orientadas para o Parque Bryant. Medidas sustentáveis mantêm o edifício bem isolado e protegido do ganho excessivo de calor.
A parede de cortina é feita de vidro de baixa emissividade e frita de cerâmica refletora de calor. O prédio também incorpora medidas de economia de água, como mictórios sem água, reciclagem de água cinza e sistemas de coleta de água da chuva. O prédio também filtra o ar que é entregue aos escritórios e pode ser controlado individualmente. Durante a noite, um tanque térmico de armazenamento de gelo na adega produz gelo para reduzir a demanda de pico na rede elétrica da cidade. Uma planta de cogeração de 4,6 megwatt cobre 70% do uso anual de energia do edifício com energia limpa e eficiente.
Com tais decisões de projeto bem pensadas sobre a qualidade do ambiente de trabalho e os efeitos do edifício no ambiente natural, a Torre do Bank of America em One Bryant Park pode provar o quão eficientes edifícios altos podem ser, especialmente para ambientes urbanos densos como Novos Iorque.
fonte: https://www.archdaily.com/247880/bank-of-america-tower-at-one-bryant-park-cook-fox-architects