top of page
_MG_1153RGB.jpg

Casa Lasso

Casa Lasso / RAMA estudio

A casa está localizada em Lasso, na província de Cotopax. O terreno faz parte de “Ranchos San José” no meio de um ambiente rural. A idéia era projetar uma casa de fim de semana para a família, para descansar e receber visitas.

A proposta contempla diversas condições para sua implantação e operação. É proposta uma arquitetura passiva, pensada a partir do trabalho tradicional e artesanal. A utilização de materiais locais ou de áreas próximas, e trabalhadores da zona, permite-nos promover a aprendizagem e a prática dos sistemas construtivos vernaculares do Cotopaxi.

A ideia

A casa foi concebida a partir da materialidade. Elementos monolíticos de taipa sustentam a cobertura. São 5 paredes de suporte da taipa localizadas longitudinalmente no terreno, fechando totalmente a casa aos ventos mais fortes, gerando uma fachada cega melhorando o estado térmico da casa. As paredes têm 40 cm de largura com contrafortes de 80 cm dispostos de acordo com o estudo estrutural e utilitário dos móveis embutidos nas paredes. Os móveis são inseridos na parede aproveitando os espaços entre os contrafortes, incorporando peças utilitárias como cozinha, camas, estantes, armários, etc.

A lareira articula a casa, um espaço de calor e convívio familiar. Este espaço central é o ponto de encontro de todas as circulações e coração da casa que liga a zona de descanso à zona social. A lareira é o espaço mais baixo da casa, fica deprimida com o intuito de enfatizar a ideia de “abraço”

A partir deste ponto, a casa gera espaços abertos interligados entre si, não havendo paredes divisórias. Um sistema de painéis giratórios é utilizado para subdividir as zonas de acordo com a utilidade específica do momento que a família necessita.

Os painéis giratórios, funcionam como paredes, porta, segurança e barreira térmica. Eles permitem abrir a casa 100% para o terreno e fechar de forma hermética se necessário.

O telhado de duas inclinações assenta em duas vigas de madeira apoiadas nas paredes centrais da casa. Este espaço constitui o loft para a melhor vista da zona.

As vigas de madeira apoiam-se nas paredes de taipa, gerando uma moldura a cada 70 cm para a cobertura. Os fechamentos superiores da construção são em vidro, permitindo uma luz zenital e indireta na casa.

A área social abre de ponta a ponta para o terreno por meio de plataformas de acesso; na frente gera um vestíbulo e atrás um deck coberto com uma fogueira.

A zona de descanso está subdividida em dois espaços, o primeiro um espaço comum com 6 camas embutidas na parede de taipa e o segundo um quarto principal. Ambos os espaços podem ser integrados apenas girando os painéis.

A casa integra sistemas de gerenciamento de resíduos sólidos e líquidos e os conecta a uma rede interna de irrigação e fertilização, sem conexão com qualquer sistema de esgoto.

Panorama

O terreno é árido devido à presença de plantações de eucalipto, isso gera solo infértil a ponto de não ter outras espécies de plantas no local. Em resposta a esta condição, é proposto um plantio de espécies nativas através de ilhas de paisagem. As ilhas vão surgindo progressivamente até tomarem toda a terra através do eucalipto.

Fonte: https://www.archdaily.com/910996/casa-lasso-rama-estudio/5c5d8d77284dd12364000094-casa-lasso-rama-estudio-photo 

Casa Lasso: Service

©2019 by eco.me. Proudly created with Wix.com

bottom of page