
Village Mall
“O projeto foi pensado para oferecer comodidade e conforto aos clientes em um ambiente arejado, espaçoso, com áreas comuns generosas e grande aproveitamento da luz natural”.
O projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo Instituto Cidade Jardim e feito por Antonio Paulo Cordeiro do Escritório Coutinho, Diegues & Cordeio Arquitetos. Com público alvo diferenciado, e totalmente voltado para o mercado de luxo, o Shopping investiu em corredores largos, com 10 a 17 metros de largura, e seu pé direito varia entre 5,80 e 6,50 metros de altura, criando maior conforto ambiental para o usuário.
Preocupação com o meio ambiente
Há economia de água e energia, descarte seletivo e reaproveitamento do lixo, assim como a utilização de equipamentos de grande eficiência energética, como vidros low-e (low emissivity glass), que permitem a entrada de luz natural mas refletem o calor, exigindo menos do sistema de refrigeração; lâmpadas de vapor metálico e telhas termoacústicas, que são isolantes térmicas, fazem parte da garantia para a sustentabilidade que o Shopping proporciona ao entorno.
O ar condicionado utiliza gás frigorígeno, que não causa danos à camada de ozônio. O sistema de gestão de energia é totalmente automatizado, regulando os parâmetros de luz e temperatura. Foram projetadas ainda estações de reuso de águas para irrigação de jardins e válvulas sanitárias e dispositivos econômicos para torneiras, mictórios e bacias sanitárias.
O compartimento de lixo é equipado com compactador remoto e tem espaço para o descarte seletivo dos resíduos.
Além disso, foi instalado um enorme telhado verde que promete equilibrar a sensação térmica do entorno, proporcionando maior conforto térmico tanto para quem está embaixo do telhado, como para quem caminha sobre o deck de madeira ao lado do jardim.