top of page

ONU veta discurso do Brasil na cúpula do clima em Nova York

  • majutavares
  • 18 de set. de 2019
  • 2 min de leitura

O Brasil não está na lista de países que vão discursar na cúpula do clima da ONU, que acontece na próxima segunda-feira (23) em Nova York.


Estrategicamente agendada para a véspera da Assembleia-Geral da ONU, que começa na terça (25), a cúpula do clima foi convocada pelo secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, com objetivo de encorajar a ambição dos países, em uma conversa direta com os chefes de Estado.


“O Brasil não apresentou nenhum plano para aumentar o compromisso com o clima”, disse ao blog o enviado epecial da secretaria-geral da ONU, Luis Alfonso de Alba.


Também devem ser vetados Estados Unidos, Arábia Saudita, Japão, Austrália e Coreia do Sul. A lista final de discursos tem 63 países e deve ser divulgada ainda nesta quarta (18).


Além do secretário-geral da ONU, acontecimentos de proporção internacional, como o aumento de eventos climáticos extremos e as queimadas na Amazônia, também pressionam para um adiantamento da discussão, que já deve começar na COP-25 do Clima, conferência que negociará os últimos detalhes da regulamentação do Acordo de Paris em dezembro no Chile.


Motivos de exclusão

Um dos critérios da Cúpula da ONU para não incluir o Brasil é que os oradores deveriam ser chefes de Estado ou de governo.

Segundo fontes ligadas ao governo, Ricardo Salles, ministro do meio ambiente, representaria o Brasil caso o país tivesse espaço para discurso.


A nota também afirma que o Brasil enviou apenas ontem (17) o plano pedido pela ONU. Nele o país não apresenta novas metas, mas “descreve políticas e ações que implementa para alcançar as metas já extremamente ambiciosas”.


Mais

O Brasil propôs à ONU a realização de um evento para promoção dos biocombustíveis como solução de curto prazo para reduzir emissões de gases-estufa. A proposta foi negada para a cúpula, mas vai compor os eventos preparatórios, com uma discussão sobre o tema prevista para o domingo (22), dia anterior à cúpula.



Fonte: blog Folha de São Paulo

Comments


Post: Blog2_Post

©2019 by eco.me. Proudly created with Wix.com

bottom of page