Noruega paraliza repasses do fundo amazônia
- majutavares
- 25 de ago. de 2019
- 1 min de leitura
A Noruega, principal financiadora do Fundo Amazônia(94%), anunciou dia 15 de agosto que, assim como a Alemanha, também bloqueará suas contribuições para o combate ao desmatamento da Amazônia, uma verba de mais de 133 milhões de reais.
Obs: A decisão acontece um dia depois de o presidente Jair Bolsonaro afirmar a jornalistas que a chanceler alemã, Angela Merkel, deveria usar o dinheiro bloqueado pelos alemães para reflorestar o próprio país.
"O Brasil quebrou o acordo com a Noruega e a Alemanha desde que suspendeu a diretoria e o comitê técnico do Fundo para a Amazônia", afirmou o ministro norueguês do Clima e do Meio Ambiente, Ola Elvestuen. "Eles não poderiam ter feito isso sem que a Noruega e a Alemanha concordassem", prosseguiu.
Dados do início de agosto mostram que nos últimos doze meses (até 31 de julho), a Amazônia perdeu 5.879 quilômetros quadrados, 40% a mais do que um ano antes. O presidente Bolsonaro negou os dados de desmatamento.

https://www.google.com.br/amp/s/exame.abril.com.br/brasil/noruega-suspende-repasse-de-mais-de-r-130-milhoes-ao-fundo-amazonia/amp/
Comments