Lápide de geleira
- majutavares
- 19 de ago. de 2019
- 1 min de leitura
Ela se chamava Okjökull, mas em 2014 foi declarada 'morta'. Desde então, passou a ser conhecida apenas como Ok, a primeira geleira da Islândia a perder esse status, porque derreteu. Neste domingo (18), o local onde ela ficava ganha uma placa para relembrar o que em 1901 era uma massa compacta de gelo ocupando cerca de 38 km², mas, em 1º de agosto de 2019, tinha menos de 1 km².
A homenagem foi idealizada por um grupo de pesquisadores da Universidade Rice de Houston, nos Estados Unidos, junto com o escritor Andri Snær Magnason e o geólogo Oddur Sigurðsson, o especialista em geleiras que declarou a morte de Ok, em 2014.
Em uma nota publicada no site da universidade, a antropóloga Cymene Howe afirmou que "esse é o primeiro monumento a uma geleira perdida para o aquecimento climático".
"O gelo cobre cerca de 10% da ilha, fazendo parte integral da paisagem. A perda de gelo glacial tem efeitos amplos, como o potencial de impactar os recursos hídricos, a infraestrutura, e até a elevação da terra, à medida que ela vai ficando abaixo de uma carga menos pesada de gelo", explicou a agência em agosto.


Comments