top of page

França, Finlândia e Irlanda ameaçam sanções comerciais devido ao desmatamento

  • majutavares
  • 26 de ago. de 2019
  • 2 min de leitura

Dia 22 de agosto, o presidente da França, Emmanuel Macron, criticou Jair Bolsonaro. O francês usou as redes sociais para dizer que a “Amazônia era um problema internacional, que deveria ser discutido durante o encontro G7″.


A reunião, entre os sete maiores líderes mundiais (França, Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Reino Unido, Itália e Japão) acontece neste próximo final de semana, em Biarritz, em solo francês.

O presidente brasileiro ficou enfurecido com a afirmação e rebateu que Macron estaria “instrumentalizando uma questão interna do Brasil para ganhos políticos pessoais”. Bolsonaro criticou ainda o tom sensacionalista da mensagem e retrucou “A sugestão do presidente francês, de que assuntos amazônicos sejam discutidos no G7, sem a participação dos países da região, evoca mentalidade colonialista descabida no século XXI”.

O governo da França emitiu uma nota, em nome de Macron, em que diz que “Bolsonaro mentiu ao assumir o compromisso em defesa do meio ambiente na cúpula do G20, em junho, e que isso inviabiliza a ratificação do acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul”.


Logo em seguinda, foi a vez da Irlanda enviar um recado ao Brasil. “Não há nenhuma chance de votarmos “a favor“ se o Brasil não honrar seus compromissos ambientais”, escreveu em nota, o primeiro-ministro daquele país, Leo Varadkar.


Boicote à carne brasileira

Para aumentar ainda mais a lista de nações que mostram seu descrédito ao atual governo do Brasil e sua falta de política para a preservação do meio ambiente, a Finlândia sugeriu que a União Europeia estude um boicote urgente à carne bovina brasileira.

Há poucas horas, o governo dos Estados Unidos, aliado de Bolsonaro, também divulgou uma nota, em tom bem mais brando do que os europeus, mas, em que se diz, mesmo assim, “profundamente preocupado com as queimadas na Amazônia e o impacto dos incêndios na floresta sobre as comunidades, a biodiversidade e os recursos naturais da região”.




Fonte: http://conexaoplaneta.com.br/blog/franca-finlandia-e-irlanda-ameacam-sancoes-comerciais-ao-brasil-por-causa-de-desmatamento-na-amazonia/

Comments


Post: Blog2_Post

©2019 by eco.me. Proudly created with Wix.com

bottom of page