Dia vira noite em SP
- majutavares
- 20 de ago. de 2019
- 1 min de leitura
São Paulo começou “a tarde” na segunda-feira (19) com o céu encoberto por nuvens e o "dia virou noite". O fenômeno está relacionado à chegada de uma frente fria e também da fumaça produzida por incêndios florestais na região amazônica.
Além disso, a cidade "está dentro de uma nuvem" por causa da atuação de duas massas com temperaturas diferentes.
“..a frente fria da capital, junto com as temperaturas amenas que vêm do oceano e do vento quente do interior, provocam essa turbulência e isso baixou o nível da nuvem. Assim, nós estamos dentro de uma nuvem," diz Helena Balbino, meteorologista do Inmet.
Segundo o Climatempo, a fumaça proveniente de queimadas na região amazônica, nos estados do Acre e Rondônia e na Bolívia, chegou a São Paulo pela ação dos ventos. A fumaça não veio de queimadas do estado de São Paulo, mas de queimadas muito densas e amplas que estão acontecendo há vários dias em Rondônia e na Bolívia. A frente fria mudou a direção dos ventos e transportou essa fumaça pra São Paulo", diz Josélia Pegorim, meteorologista do Climatempo.
Segundo o meteorologista Marcelo Pinheiro, a fumaça veio também dos incêndios que têm atingindo a região centro-oeste do país, em estados como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Foto de Alex Silva/Estadão.
https://www.google.com.br/amp/s/vejasp.abril.com.br/cidades/ceu-escuro-preto-sp/amp/
Comments