Casas flutuantes na Holanda
- majutavares
- 6 de ago. de 2019
- 1 min de leitura
Atualizado: 14 de ago. de 2019
Na Holanda, casas flutuantes são solução para o aquecimento global. As casas flutuantes são a resposta dos holandeses para o aumento do nível do mar e da precipitação pluvial, resultantes das mudanças climáticas. Já hoje, 1/3 do país se encontra abaixo ou exatamente no nível do mar. A nova estratégia chama-se "Leven met water": não mais combater a água, mas conviver com ela.
Existem 43 casas flutuantes no bairro aquático em Amsterdã, cuja construção foi concluída em 2011. O local é chamado Steigereiland (Ilha de Ancoradouros), pois suas moradias são posicionadas como navios num porto, dos dois lados de quatro longos ancoradouros.
As casas flutuantes são cubas de concreto preenchidas de isopor, consideradas insubmergíveis. Anéis presos a estacas asseguram que as casas permaneçam no devido lugar. As construções, porém, movimentam-se facilmente para cima e para baixo. "Esse é o grande truque", aponta Floris Hund, do escritório de arquitetura Marlies Rohmer, que projetou a Steigereiland. "Dessa forma, elas se ajustam ao nível da água."

Fontes: https://www.google.com.br/amp/s/amp.dw.com/pt-br/na-holanda-casas-flutuantes-s%25C3%25A3o-solu%25C3%25A7%25C3%25A3o-para-era-do-aquecimento-global/a-17532830
Comments