top of page

Brasil lidera em preservação ambiental?

  • majutavares
  • 24 de jul. de 2019
  • 1 min de leitura

Atualizado: 16 de ago. de 2019

”Somos o país que mais preserva”, diz o presidente e seus ministros.


Embora dados oficiais mostrem que o desmatamento na Amazônia tem crescido desde 2012 e se intensificou neste ano, o Palácio do Planalto questiona a veracidade dos números e insiste que o Brasil é "exemplo de preservação" e "tem muito a ensinar" a outros países.


Pesquisadores contestam dados do agrônomo Evaristo de Miranda, chefe da Embrapa Territorial, que coloca produtores rurais como 'personagens centrais da preservação'.


Já os números preliminares de 2019 têm indicado piora da situação: o sistema do Inpe aponta que o desmatamento na Amazônia Legal brasileira atingiu 920,4 km² em junho desse ano, um aumento de 88% na comparação com junho de 2018. Para ambientalistas, a forte alta reflete o enfraquecimento das políticas de preservação.

Na última sexta-feira (19/07), Bolsonaro disse que há uma "psicose ambiental" em relação ao Brasil, tachou os números do Inpe de "mentirosos" e insinuou que o órgão estaria "a serviço de alguma ONG".


“O Brasil não é exemplo (de preservação) para ninguém e não deve ser comparado com países de desenvolvimento antigo. É óbvio que (países ricos) desmataram mais, porque a biodiversidade não tinha a importância que tem hoje, mas o esforço que fazem de recuperação é enorme", afirma a ambientalista Maria Tereza Pádua.


Foto com Evaristo Miranda.


Fonte: https://www.google.com.br/amp/s/www.bbc.com/portuguese/amp/brasil-49081586


Comments


Post: Blog2_Post

©2019 by eco.me. Proudly created with Wix.com

bottom of page