top of page

Alagamentos: estado de crise no RJ

  • majutavares
  • 23 de jun. de 2019
  • 1 min de leitura

Sucessões de pancadas fortes de chuva desencadearam, em 2019, grandes alagamentos. Quais as causas?


Pelo menos uma pessoa morreu durante um forte temporal que causou deslizamentos, alagou ruas, derrubou árvores e destruiu carros em vários bairros do Rio dia 08/04. O prefeito Marcelo Crivella disse que a chuva foi "atípica" e a Zona Sul foi a região mais atingida. O prefeito informou ainda que a Avenida Niemeyer, fechada após o temporal e a queda de novo trecho da ciclovia, deve seguir interditada. Foi o quarto desabamento desde que ela foi inaugurada, em 2016. Em quatro horas, choveu mais no Rio do que nos dias 6 e 7 de fevereiro, quando 6 pessoas morreram em consequencia do temporal e foram registrados 4 deslizamentos: 3 no Rio e 1 na Região Metropolitana. Em Copacabana, na Zona Sul, os ventos chegaram a 110 km/h, segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).


A mudança do tempo acontece devido à influência de ventos em altos níveis da atmosfera, em conjunto com um sistema de baixa pressão no oceano.


Quanto a esses dados, por que sera que alteraram a ponto de resultar em grandes catástrofes? O ser humano poderia, de alguma forma, contribuir para reverter tais mudanças climáticas?

O prefeito menciona o fato de serem "atípicas" essas chuvas, mas com essa sucessão de eventos e a falta de prevenção por parte do governo, o Estado do Rio se mostra despreparado.

É, no mínimo, preocupante.


(Foto tirada em 7 de fevereiro, na Barra da Tijuca)


Comments


Post: Blog2_Post

©2019 by eco.me. Proudly created with Wix.com

bottom of page