Ajuda de G7 nas queimadas e ataque a Macron
- majutavares
- 26 de ago. de 2019
- 1 min de leitura
Após o grupo de 7 potências mundiais (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) anunciarem a liberação de 20 milhões de euros (cerca de 91 milhões de reais), nessa segunda-feira 26 de agosto, em Biarritz para auxílio emergencial ao combate das queimadas na Floresta Amazônica, o presidente Jair Bolsonaro voltou a atacar o francês Emmanuel Macron e desdenhou da ajuda oferecida.
“Macron promete ajuda de países ricos à Amazônia. Será que alguém ajuda alguém — sem retorno?”, disse Bolsonaro em pronunciamento a jornalistas.
Emmanuel Macron tornou a situação na Amazônia uma das prioridades da cúpula, apelando no sábado para uma “mobilização de todos as potências” para lutar contra as queimadas e em favor do reflorestamento.
Ajuda
A maior parte do dinheiro que será doado deve ser destinado ao envio de aviões Canadair de combate a incêndios. Além disso, o grupo também decidiu apoiar um plano de reflorestamento de médio prazo que será apresentado na Assembleia-Geral das Nações Unidas em setembro.
Situação
Segundo os números mais recentes, 79.513 incêndios florestais foram registrados no Brasil desde o início do ano, com pouco mais da metade na Amazônia. Sob pressão internacional, o Brasil finalmente entrou em ação no domingo, enviando dois aviões Hércules C-130 para combater as queimadas.

https://veja.abril.com.br/mundo/g7-oferece-20-milhoes-de-euros-para-combate-de-queimadas-na-amazonia/
Comments