Reutilização de garrafas plásticas
- majutavares
- 2 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
Os impactos que o plástico causa no meio ambiente já são muito conhecidos na sociedade. Algumas pessoas quando compram bebidas engarrafadas, reconhecendo os malefícios do plástico, procuram reutilizar as garrafas depois para não prejudicar tanto o meio ambiente. Entretanto, esse pensamento possui vários problemas.
O problema da reutilização
Ao reutilizar as garrafas de plástico, você pode pôr um grande risco a sua saúde. Primeiramente, as garrafas plásticas não são produzidas com o intuito de serem reutilizadas, mas descartadas e de uso único -até mesmo seus fabricantes recomendam seu descarte após o uso. Quando usadas mais de uma vez, possuem um grande potencial para acumulação de bactérias. Além disso, na fabricação de alguns tipos de plástico, como os plásticos fabricados com policarbonatos (símbolo 7 de reciclagem na embalagem), é usado um composto químico chamado Bisfenol A (BPA), que interfere no sistema hormonal. Também está comprovado que esse tipo de plástico com BPA, se submetido a altas temperaturas, acaba multiplicando a liberação do composto. Portanto, lavar as garrafinhas com água quente piora ainda mais a situação, pois faz com que o BPA se desprenda ainda mais facilmente do frasco. Por isso, deve-se evitar a utilização e/ou reutilização de garrafas, copos, pratos e talheres feitos de policarbonato, pois grande parte deles possuem o BPA.
A garrafa de água de plástico com símbolo de reciclagem 1 na embalagem (as PET) também apresentam problemas, pois podem contaminar a água com outras substâncias de desregulação endócrina e químicos estrogênicos que causam problemas hormonais.
Caso você queira ou realmente precise de uma garrafa de água plástico, as mais recomendadas são as de polipropileno, que geralmente possuem uma aparência branca. Um cuidado necessário com todos os tipos de garrafa é o fato de mantê-las limpas, a fim de minimizar a contaminação bacteriana, lavá-las e permitir que elas sequem antes de seu reúso.

Comments