Patinetes elétricos: mobilidade sustentável
- majutavares
- 18 de jun. de 2019
- 1 min de leitura
Prova do Detran? Capacetes? Circulação proibida em calçadas e acostamentos?
Muitas opções de transporte alternativo apareceram em pouco tempo e ajudaram as pessoas a ir e vir pela cidade. Os novos meios de transporte, oriundos através de empresas como a Yellow e a Green, além de motivarem as pessoas a se tornem mais ativas fisicamente, reduzem o número de carros nas ruas- evitando assim um maior congestionamento e não produzem poluição sonora e atmosférica.
No caso específico do patinete elétrico, impulsionado através de uma bateria, deve-se levar em consideração seu descarte e a fonte energética proveniente.
Entretanto, segue minha opinião a extrema necessidade de se manter e estimular o uso desses tipos de transporte para pequenas distâncias.
A cidade é para as pessoas, e não para os carros.
Quanto as perguntas inicialmente impostas nesse post e repercutido nos jornais: 1)imagino ser desnecessária a imposição de uma prova pelo detran, as pessoas devem ser conscientes e orientadas pelos próprios aplicativos de mobilidade aonde devem utilizá-los, sob pena de multa aqueles que a infrigirem- minha opinião; 2) capacetes deveriam ser de uso opcional e não obrigatório pelo Estado, uma vez que esse equipamento de segurança protege única e exclusivamente aquele que o utiliza, não interferindo na mobilidade e segurança daqueles ao seu redor, diferentemente do uso de cinto de segurança nos carros; 3) calçadas são locais para as pessoas andarem e os acostamentos são utilizados pelos carros quando estes indicam problemas, logo penso que os patinetes não deveriam utilizá-los a longo prazo, e sim, ciclofaixas.

Comments