Parque High Line
- majutavares
- 18 de jul. de 2019
- 2 min de leitura
Um exemplo de urbanismo sustentável situado em NY.
Sobre uma passarela suspensa, a 8 metros de altura, desenvolve-se um parque público linear com 2,5km de comprimento. Construído em 2009 sobre uma antiga linha de trem, o High Line atravessa 3 bairros da cidade. Toda a área ao seu redor passa por um excelente crescimento imobiliário. Durante o percurso a pé, que pode durar até 2 horas, o visitante passa por edifícios novos e antigos, além de apreciar a composição dos jardins com cerca de mil árvores e 50 mil mudas de diferentes tipos de vegetação ao longo do percurso.
História
Construída em 1930, a ferrovia, que antes era o destino das mercadorias trazidas ao distrito industrial de Manhattan, tornou-se desnecessária pois não havia mais depósitos e distribuidoras em Manhattan.
Após a década de 1980, cogitou-se a sua destruição, mas os moradores da região se uniram para recuperá-la e transformá-la em um parque público.
Em 2002, surgiu a Friends of the High Line. O grupo, junto dos governantes, foi o responsável pela transformação da antiga ferrovia em um jardim suspenso. Após a realização de um concurso arquitetônico e paisagístico, onde as propostas do estúdio James Corner Field Operations e do escritório Diller Scofidio + Renfro foram escolhidos, a flora e a fauna, finalmente, puderam tomar este espaço.
Obs1: Todo o trilho de ferro, ainda existente, foi removido temporariamente do local. Durante a reforma, foi construído um sistema de drenagem e uma camada de concreto para a impermeabilização do elevado. Depois, as peças já recuperadas foram devolvidas ao seu local original. Elas foram intercaladas entre placas pré-fabricadas, assentos de madeira, escadas, elevadores e milhares de espécies de vegetais.
Obs2: Para que as plantas resistam ao inverno rigoroso de Nova York, foi instalado um sistema de aquecimento por baixo dos canteiros. Isso manterá todas as raízes dentro da faixa de temperatura ideal.

Comments