O que é design biofílico e como influencia na nossa saúde
- majutavares
- 3 de out. de 2020
- 2 min de leitura
O termo Biofilia significa, literalmente, “amor à vida”. Foi um termo cunhado por Erich Fromm, psicólogo e filósofo, em 1964. E difundido pelo biólogo Edward O. Wilson em 1984, quando lançou o livro com o nome Biofilia para explicar a afinidade inata dos seres humanos pelo mundo natural e a grandiosidade desta conexão.
Considerando que hoje vivemos 90% de nossas vidas em ambientes internos, as decisões num projeto tornam-se tão importantes para a nossa saúde quanto as de um médico. Por isso é tão importante saber como podemos projetar esses espaços de forma mais saudável.
O Design Biofílico é uma forma inovadora de aproveitar a afinidade com a natureza para criar ambientes onde possamos viver, trabalhar e aprender com mais saúde, melhorando o desempenho e bem-estar físico e mental das pessoas.
A Biofilia é conhecida por muitas pessoas, mesmo sem que saibam o nome do termo. Se perguntarmos para as pessoas onde elas gostariam de relaxar ou onde se sentem melhores, a maioria responderia em algum lugar em contato com a natureza. É instintivo.
A resposta começa nos nossos ancestrais. O conceito do Design Biofílico vem da ideia de que 99% do nosso desenvolvimento é uma resposta adaptativa ao mundo natural. Se pensarmos no passado, a maior parte da nossa evolução como espécie se deu em ambientes selvagens, como florestas.
Nossa capacidade de respirar, enxergar, perceber o espaço e todo desenvolvimento das nossas funções corporais surgiu do contato direto com a natureza. Em um mundo com a rápida urbanização e o crescimento da tecnologia, essa ligação fundamental muitas vezes é perdida. Como o nosso habitat mudou do mundo natural para o mundo construído, precisamos achar soluções para criar um habitat saudável no ambiente moderno construído.
Compreendendo os benefícios deste contato direto com a natureza de uma forma científica é que surgiu o conceito do Design Biofílico. A prática do Design Biofílico envolve a aplicação de várias estratégias de projeto, às quais que nos referimos como experiências.
Aqui elencamos algumas delas:
-Experiência Direta da Natureza: contato direto com a natureza.
-Experiência indireta da natureza: apresenta imagens de padrões e processos naturais da natureza, uma transformação da condição natural da natureza.
-Experiência de lugar e espaço: características naturais do ambiente.
Comments