top of page

Horta em apartamentos

  • majutavares
  • 31 de mar. de 2021
  • 3 min de leitura

Ter a própria horta em casa é uma prática que cresce cada dia mais. Quando plantamos, estamos nos dando acesso gratuito a alimentos saudáveis e orgânicos para diversos preparos de alimentos. Os benefícios para sua saúde e a da sua família são inúmeros, e um ótimo instrumento para ensinar sobre consumo consciente a seus filhos.

É plenamente possível manter esse tipo de cultivo em um apartamento, desde que se atente a algumas condições. É possível plantar bastante coisa na sua horta em apartamento dependendo do espaço que tem disponível, da profundidade dos seus vasos e do trabalho que você está disposto a ter. O ideal é que estas plantas estejam em um lugar com ventilação e incidência de luz solar – geralmente será a varanda do seu apartamento, ou uma janela maior.

Que tipos de temperos eu posso plantar?

Alecrim

Ideal para temperos de carnes, peixes e batatas. É uma espécie fácil de cultivar e de se adaptar a diferentes temperaturas (desde que não sejam muito altas ou muito baixas). Regue a planta com frequência – pelo menos de 3 em 3 dias. E colha 90 dias depois de plantar.

*Na hora de colher, retire sempre metade ou menos do raminho. Isso é importante para dar continuidade ao crescimento dele.

Orégano

Ótimo para aquele tempero em molhos, assados e pizzas. O ideal é plantá-lo em locais onde a temperatura se mantenha entre 21 e 25°C. É uma planta que precisa de pelo menos 4 horas de luz solar direta - quanto mais tempo o orégano estiver exposto ao sol, mais aromáticas serão suas folhas. Na hora de regar não mantenha o solo dele nem muito seco, e nem muito úmido.

Você já pode colher o orégano quando a planta atingir cerca de 20cm de altura.

Manjericão

Um dos temperos preferidos dos cozinheiros, que vai muito bem com carnes brancas (frango, peru), omeletes, molhos para massas, pizzas e carnes. Além de dar todo um perfume para seus preparos. Mantenha o manjericão plantado em locais com temperatura superior a 18°C. E com pelo menos 3 horas de luz solar direta, todos os dias.

Espere de 60 a 90 dias para a primeira colheita do seu manjericão.

Dica: use apenas um raminho de manjericão que você comprou para plantá-lo. É só tirar as folhas deixando umas 3 no alto do ramo, cortar o final do raminho na diagonal e colocar a metade dele imersa na terra.

Cebolinha

É um ótimo tempero para dar aquele gosto especial em saladas cruas, feijão e quiches. É uma planta ideal para apartamento que pode crescer em uma variedade de climas, de 13 a 24°C. Precisa de algumas horas diárias de sol para crescer saudável. Mantenha o solo dela bem drenado (sem excesso de água do regador).

A colheita da cebolinha pode ser feita entre 75 e 120 após o plantio. E na hora de colher sempre tire os talos pela base ao colher, nunca pela metade. Ou você pode colher a planta inteira, para aproveitar o caule – mas o tempo será mais demorado de espera: cerca de 3 meses depois do plantio.

Hortelã

Um dos temperos mais versáteis que você pode ter em casa. Pode ser usada em sucos, molhos, grelhados, assados e até sobremesas. Mas é uma planta que não gosta de vizinhos no vaso, por conta de suas raízes invasoras. Plante-a em locais protegidos do vento e em uma temperatura amena. E mantenha o solo dela sempre úmido.

Você vai saber quando é hora de colher a hortelã quando a planta está ganhando flores – nessa hora o sabor e o aroma são mais intensos.

Tomilho

O tomilho possui um sabor picante que não aprecia uma rega excessiva, podendo ser feita a cada dois dias, dessa forma a umidade do vaso diminui e o tempero fica ainda mais cheiroso com o tempo.

Esse tempero vai muito bem com carnes vermelhas, molhos, legumes e peixes, além de ser excelente para a saúde, combatendo dores de garganta, um remédio natural contra bronquite, ajuda no tratamento da acne, aumenta a imunidade, entre outros benefícios;

Estes são apenas alguns exemplos, diversos outros temperos podem ser utilizados, como pimentas do tipo biquinho e dedo de moça, por exemplo, salsa que requer os mesmos cuidados da cebolinha, manjericão, alecrim, coentro, entre outras.

Você também precisará:

• Um bom solo para as plantas, que você comprar pronto (procure por substrato).

Água para regar regularmente o solo.

• O tamanho correto de cada vaso para o espaço que escolheu. Importante que eles possuam furo nas bases para o escoamento do excesso de água.



 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

©2019 by eco.me. Proudly created with Wix.com

bottom of page