Fumigações com agroquímicos no Paraguai
- majutavares
- 29 de ago. de 2019
- 1 min de leitura
O Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas responsabilizou o Paraguai por não controlar adequadamente o uso de agroquímicos, o que causou a morte de uma pessoa e a intoxicação de pelo menos 22 na fumigação de plantações de soja.
A ONU considera que, apesar de todas as denúncias, permitiu-se que as fumigações continuassem sem medida de proteção ambiental alguma.
O comitê afirma que, além dos danos pessoais, a utilização desses produtos ilegais causou a contaminação da água, do solo e de cultivos, assim como um grande impacto nas condições de vida das comunidades afetadas.
Segundo o comitê da ONU, as vítimas sofreram sintomas que vão desde náuseas, enjoos, dores de cabeça, febre e dor estomacal até vômitos, diarreia, tosse e lesões na pele.
O Paraguai é o terceiro maior exportador de soja do mundo, com cerca de 30 mil quilômetros quadrados dedicados ao cultivo da planta. A maior parte das plantações são cultivos modificados geneticamente para que não seja afetado pelo uso de agroquímicos, que destroem o resto da vegetação.

Fonte: https://exame.abril.com.br/mundo/onu-acusa-paraguai-de-violar-direitos-humanos-ao-nao-controlar-agrotoxicos/
Comments