top of page

Escassez de água potável e dessanilização

  • majutavares
  • 12 de mar. de 2021
  • 2 min de leitura

Água potável corresponde a toda água disponível na natureza destinada ao consumo e possui características e substâncias que não oferecem riscos para os seres vivos que a consomem, como animais e homens. A água, em condições normais de temperatura e pressão, predomina em estado líquido e aparentemente é incolor, inodora e insípida e indispensável a toda e qualquer forma de vida.


Como se sabe, a notícia de que pode faltar água potável no planeta é tenebrosa ao homem, já existem regiões ameaçadas, as Ilhas são exemplos: Ilha de Chipre, Ilha de Páscoa, Ilha Fernando de Noronha, onde os lençóis freáticos diminuíram em razão da exploração. Em alguns países, como a Arábia Saudita e Israel, este já é um problema.

Cerca de 97,61% da água total do planeta é proveniente das águas dos oceanos. Diante desses percentuais, apenas 2,4% da água é doce, porém, somente 0,02% está disponível em lagos e rios que abastecem as cidades e pode ser consumida.

Nessa perspectiva, a ONU (Organização das Nações Unidas) divulgou uma nota com uma previsão de que até 2050, aproximadamente 45% da população não terá a quantidade mínima de água.

Na Austrália, um país com um clima extremamente seco e uma grande porção territorial desértica, uma fonte alternativa de água são as usinas de dessalinização da água do mar.

O grande problema deste processo são os custos envolvidos, impossibilitando sua aplicação em países economicamente menos favorecidos.


Dessanilização

Dessalinização é um processo físico-químico de retirada de sais da água, tornando-a doce e própria para o consumo. Vejamos os possíveis processos para a dessalinização da água:

Evaporação: a água salgada é colocada em um tanque com fundo preto e teto de vidro transparente, este tanque permite que o calor do sol evapore a água.

O processo é simples e barato, o grande problema é que os tanques ocupam extensas áreas e estas precisam receber iluminação solar satisfatória para que a evaporação ocorra com sucesso.

Osmose reversa: Também conhecida como Osmose Inversa, é onde se exerce forte pressão em uma solução salina. O processo consiste em realizar a passagem da água salgada por membranas de fibra oca. Estas fibras contêm poros microscópicos e todo o sal e impurezas presentes na água ficam retidas nestes pequenos poros.

Este método é o que apresenta perspectivas para a solução da água, atualmente já existem usinas operantes no Golfo Pérsico, Espanha, Malta, Austrália e Caribe convertendo 4,8 bilhões de metros cúbicos de água salgada em água doce, por ano.





 
 
 

Commenti


Post: Blog2_Post

©2019 by eco.me. Proudly created with Wix.com

bottom of page