Descarte e separação de lixo do banheiro
- majutavares
- 10 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Lidar com lixo doméstico não é fácil. Ainda mais quando não sabemos como descartá-los corretamente. É indispensável procurarmos sempre pesquisar, inovar e buscar soluções para minimizar nossos impactos no meio ambiente.
Para começar, a grande dúvida: jogar ou não papel higiênico no vaso sanitário?
Jogar papel higiênico na privada não é um costume no Brasil, ainda que seja comum em outros países. Um dos principais motivos é devido ao tipo de encanamento de esgoto que temos, sobretudo em nível residencial, que pode entupir; além de poder ocasionar problemas nas redes coletoras públicas, levando em conta a nossa atual estrutura deficitária no tratamento de esgoto.
Entretanto, se tivéssemos uma rede de esgoto aprimorada, poderíamos combater outros problemas. Se jogássemos no vaso sanitário, o papel higiênico se dissolveria em água e a fibra do papel seria retida, em tese, em estações de tratamento, além disso evitaria o descarte de mais sacolas plásticas e eliminaria a contaminação biológica por agentes de limpeza em aterros sanitários.
No entanto, a causa mais comum de entupimento, de acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) é o descarte irregular de lixo.
A maioria dos produtos que compramos são recicláveis. Atente ao seu descarte que pode contribuir, e muito, para todo o nosso ecossistema.
Evite descartar lixo reciclável junto ao convencional. Produtos de higiene pessoal como rolo de papel higiênico, tampa de pasta de dente, embalagens de plástico como cremes e maquiagem, além de embalagens de papel, como as de sabonete, são recicláveis.
Outra questões primordiais:
No descarte: limpe, pelo menos superficialmente, os produtos. Você é o consumidor final, mas seu lixo ainda possui um belo caminho pela frente.
Escolhas sustentáveis: procure optar pela compra de produtos que sejam menos nocivos ao meio ambiente, de modo geral os produtos que envolvam plástico como escovas de dente e cotonete. Além disso, procurar reduzir o uso de lenços umedecidos pelas famosas duchas higiênicas e água com sabonete, e substituir aparelhos de depilação descartáveis por outras mais duradouras. Existem muitos produtos inovadores no mercado com impacto mínimo no ambiente, como shampoos e condicionadores em barra, desodorante em barra, absorventes de pano/ copo coletor, entre outros.
Sempre podemos aperfeiçoar nosso estilo de vida. Vamos juntos buscar essa transformação?

Comentários