top of page

Costa Rica: o país mais limpo do mundo

  • majutavares
  • 16 de jul. de 2019
  • 1 min de leitura

O pequeno país centro-americano vem sendo um grande exemplo ambiental no mundo, já que, desde 2014, 99% da energia do país é oriunda de fontes renováveis e desde março de 2019 tem conseguido chegar a 100%. Quase toda a eletricidade(78%) é proveniente de energia hidroelétrica, 10% pelos ventos e outros 10% pela geotermia.

O país decidiu, também, eliminar o plástico até 2021– o primeiro país do mundo a tomar tal atitude. O plástico já está sendo substituído por alternativas 100% recicláveis ou biodegradáveis e não à base de petróleo.

Ademais, até 2021, ela pretende tornar-se o primeiro país do mundo também a ficar livre do carbono. O presidente eleito este ano, Carlos Alvarado Quesada, está disposto a reduzir a carbonização, ao anunciar que a Costa Rica irá banir os combustíveis fósseis e tornar-se a primeira sociedade descarbonizada do mundo.


O governo da Costa Rica, desde a década de 1980, é consciente de que a natureza é o seu principal ativo e vem fazendo desde então esforços para protegê-la, como fechamento de parques zoológicos, reflorestamento e estabelecimento de áreas protegidas. Atualmente, mais de 50% dos seus 51 mil km² são cobertos com florestas. A meta é chegar à 70% em 2021. Como consequência, 50% do PIB vem do turismo ecológico.


Naturalmente a Costa Rica, por ser um país pequeno, mais facilmente consegue colocar em prática ações que asseguram o desenvolvimento sustentável, mas tal atitude revela um salto gigante na consciência ambiental do governo.



Comments


Post: Blog2_Post

©2019 by eco.me. Proudly created with Wix.com

bottom of page