Animais em lugares inusitados: baleia jubarte
- majutavares
- 19 de jun. de 2019
- 1 min de leitura
Foi vista uma baleia jubarte por duas remadoras na Barra da Tijuca (Barrinha-RJ), dia 17 de junho, saltando nas águas. O barco chega a tremer com o impacto do animal nas águas.
Nesse mesmo dia, técnicos do Ibama e do Gremar trabalharam para levar filhote de jubarte para mar aberto. O filhote foi visto em SP no período da manhã por um marinheiro. Ele está no canal do Porto de Santos. A Capitania dos Portos atendeu a um pedido do Ibama e paralisou toda a movimentação de embarcações.
A baleia jubarte é uma espécie cosmopolita, habita todos os oceanos. Assim como algumas outras espécies de baleias, a jubarte realiza uma migração anual. Durante o verão ela se dirige às águas polares para se alimentar e durante o inverno migra para águas tropicais e subtropicais para acasalar e dar à luz. Assim, no hemisfério sul as jubartes chegam por volta de junho/julho e permanecem até novembro/dezembro, quando retornam para as áreas de alimentação.

Inicialmente, esse post se destinava a criticar a localização desses animais, tão distantes de seu habitat natural. Contudo, diferentemente dos demais animais, a migração dessa espécie de baleia pelas nossas águas é comum. Logo, aqui não é possível criticar as mudanças climáticas e antrópicas. Fica para um próximo post.
Comments