top of page

A poluição em Cubatão

  • majutavares
  • 23 de jul. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 16 de ago. de 2019


Localizado a 40 Km da capital de São Paulo, o município de Cubatão, que atualmente é visto como exemplo de planejamento e consciência socioambiental, era

conhecida como “Vale da Morte”, sendo apontada pela ONU como o município mais poluído do mundo antigamente. 


História

Durante o governo de JK, década de 50, deu-se início a um processo acelerado de industrialização do Brasil, e Cubatão até então, era um paraíso verde. Cercada pela Mata Atlântica, a cidade era rica em recursos naturais.

Na década de 1960, Cubatão contava com 18 grandes indústrias, e a construção delas aconteceu de forma indevida e invasiva ao meio ambiente. Em 15 anos cerca de 60 Km² de Mata Atlântica havia sofrido degradação.

Contudo, os governantes da cidade, assim como os empresários, não se preocupavam em reverter a situação.


Vale da Morte

Segundo dados da CETESB, 30 mil toneladas de poluentes eram lançadas por mês no ar da cidade.

Entre outubro de 1981 e abril de 1982, cerca 1.800 crianças nasceram na cidade, destas, 37 já nasceram mortas, outras apresentavam graves problemas neurológicos e anencefalia. Cubatão era líder em casos de problemas respiratórios no país.

A ONU alarmou o mundo sobre os problemas e consequências causados pela poluição do polo industrial, usando a cidade como exemplo a não ser seguido.


Recomeço

O governo do estado convocou a CETESB para que fizesse um mapeamento e estudo das causas da poluição na cidade litorânea, com isso, a partir de 1983 foi implantado um plano de recuperação ambiental. Governantes, industriais e população passaram a trabalhar em conjunto pela recuperação da saúde local. Em 1989 as 320 fontes poluentes que existiam na época já estavam controladas.

O plano de controle ambiental foi feito com medições constantes das emissões de poluentes no ar e do controle da despoluição dos rios. Além disso, foram feitos planos de recuperação da Mata Atlântica com o replantio da vegetação nativa.

Em 1992, durante a Eco 92, Cubatão foi apontada pela ONU como Símbolo de Recuperação Ambiental, tendo 98% do nível de poluentes controlados.

A cidade, no final dos anos 80, utilizou da Agenda 21 para recuperar a qualidade de vida socioambiental perdida com a poluição causada pelo polo industrial. Em 2011 Cubatão apresentou 100% de controle de poluentes.




Fonte: https://www.pensamentoverde.com.br/sustentabilidade/historia-poluicao-cubatao-cidade-deixou-vale-morte/



Comentários


Post: Blog2_Post

©2019 by eco.me. Proudly created with Wix.com

bottom of page