Plástico na neve
- majutavares
- 19 de ago. de 2019
- 1 min de leitura
Para quem considera o extremo norte como um dos últimos recantos primitivos do planeta, o cenário não é otimista. Micropartículas de plástico estão caindo do céu com a neve - inclusive, no Ártico (intocado pelos humanos).
É o que revela um estudo publicado na revista científica Science Advances. As amostras de neve foram coletadas nas ilhas Svalbard, um território norueguês, usando uma colher de sobremesa e um frasco. Uma equipe de pesquisadores alemães e franceses afirma ter ficado surpresa com a quantidade de partículas encontradas na região: mais de 10 mil por litro de neve derretida.
Isso significa que, até mesmo no Ártico, as pessoas estão provavelmente respirando microplásticos no ar - embora os efeitos para a saúde ainda não sejam claros.
Também foram encontrados fragmentos de pneus de borracha, verniz, tinta e possivelmente fibras sintéticas.
Como o plástico chegou no Ártico?
Os pesquisadores acreditam que os microplásticos estão sendo levados pelo vento e - por meio de mecanismos que ainda não são totalmente claros - transportados por longas distâncias pela atmosfera. As partículas são então "lavadas" da atmosfera pela precipitação - particularmente, pela neve.
A presença de tantas partículas de verniz no Ártico é uma incógnita.
Os pesquisadores supõem que parte da contaminação pode ter vindo de navios que quebram gelo. Mas também especulam que uma parte pode ser procedente de turbinas eólicas.

留言