Movimento Greenk
- majutavares
- 16 de jan. de 2020
- 1 min de leitura
A união das palavras reflete o ideal do movimento. O amor pela tecnologia e pelo meio ambiente. O principal objetivo do projeto é a conscientização sobre a importância do descarte correto do lixo eletrônico.
Eventos
Desde 2017 que o movimento realiza eventos, chamados “Greenk Tech Show”, com campeonatos de games, palestras com influenciadores e representantes de startups, concurso cosplay e muito mais.
Nos eventos houve a coleta de e-lixo (lixo eletrônico). Em 2017 foram coletadas quase 3 toneladas. Para 2018 foram ousados e colocaram a meta para 10 toneladas. Entretanto, foi arrecadado, surpreendentemente, mais de 77 toneladas.
Coletores Públicos
Contudo, não é apenas nos eventos que há a coleta. Em São Paulo estão sendo instalados coletores públicos de e-lixo, projeto desenvolvido pelo governo de Mônaco e pelo Movimento Greenk, em parceria com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente para incentivar o descarte ambientalmente correto de materiais eletrônicos.
Já foram instalados quatro coletores, nos parques Trianon, Ibirapuera, Mário Covas e Parque Novo. Em breve serão instalados em mais 10 locais. No site do Greenk também foram listados inúmeros outros pontos espalhados por toda a cidade em que pode ser feita a coleta.
Para onde vai esse material?
Os coletores recebem diversos tipos de lixo eletrônico. Computadores (notebooks e CPUs), impressoras, celulares, tablets, monitores, acessórios, cabos e equipamentos eletroeletrônicos de pequeno porte, todos são bem vindos. Todo material descartado é recolhido e os equipamentos em condições de uso são encaminhados aos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), do projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, para serem remanufaturados e doados para escolas públicas. O restante das peças é desmontado e reciclado por uma empresa ambiental certificada.

Comments