top of page

Mancha de lixo do Pacífico

  • majutavares
  • 14 de out. de 2019
  • 2 min de leitura

A mancha de lixo do Pacífico é considerada a pior de todas as manchas estáticas de plástico e lixo em volume e tamanho. Conduzida pelas correntes marinhas em interação com o movimento de rotação da Terra, qualquer tipo de lixo dos países banhados pelo Pacífico Sul, acaba se juntando a outros nesse ponto remoto do Pacífico. O acúmulo de plástico acredita-se cobrir 1,6 milhão de km2. Estima-se que há aproximadamente 1,8 trilhão de bits de plástico com peso superior a 80.000 toneladas. A mancha do Pacífico pode ser vista do espaço de tão grande.

Invenção para limpeza "System 001/B"

Boyan Slat, um jovem de 23 anos, criou um ‘limpador do oceano’ que poderia remover 7,250,000 toneladas de resíduos de plástico dos oceanos. Trata-se de um sistema de coleta imenso que visa limpar o  Pacífico. O dispositivo, uma barreira em forma de ‘U’, com 600 metros, flutua na superfície do oceano com uma rede pendurada abaixo. Impulsionado por uma combinação de correntes oceânicas, ondas superficiais e vento, o sistema deveria viajar mais rápido que o plástico que deve coletar, permitindo que ele se acumule dentro da barreira e seja transportado de volta para costa por embarcações de apoio. Custou US$ 20 milhões de dólares.

Entretanto, o primeiro teste aconteceu no final de 2018 e não foi sucesso

O primeiro sistema flutuante de limpeza oceânica foi retirado do serviço logo depois de apresentar defeitos. Ele foi lançado pela ONG fundada por Boyan Slat, The Ocean Cleanup. Através de plataforma de crowdfunding, a ONG conseguiu patrocínio que recentemente passou de US$ 31 milhões. A organização garante que os peixes não serão aprisionados pela barreira. Eles conseguem escapar pela rede, ou desviarem-se do caminho.

A equipe descobriu que, depois de apenas alguns meses, a barreira havia se fraturado. Então, eles o levaram de volta à costa em janeiro para fazer alguns ajustes. Em vez de fracassos, a equipe os descreve como “oportunidades de aprendizado não-agendadas”.


Contudo, nos primeiros dias de outubro de 2019 a ONG Ocean Cleanup  anunciou que “o System 001 / B está capturando e coletando com sucesso detritos de plástico", e “Além de coletar pedaços de detritos de plástico claramente visíveis, bem como redes fantasmas muito maiores associadas à pesca comercial, o System 001 / B também capturou com sucesso microplásticos de até 1 mm – uma façanha que ficamos agradavelmente surpreendidos.” Boyan Slat declarou:


Apesar do sucesso inicial do Sistema 001 / B, ainda há muito trabalho a ser feito. Com novos aprendizados e experiências derivados da implantação bem-sucedida do Sistema 001 / B, a Ocean Cleanup começará a projetar seu próximo sistema de limpeza do oceano, o System 002; um sistema de limpeza em larga escala capaz de suportar e reter o plástico coletado por longos períodos de tempo.




http://pt.marinetechnologynews.com/news/mau-funcionamento-dispositivo-limpeza-oceano-276765;

http://www.ellenmacarthurfoundation.org/;

https://newatlas.com/take-two-ocean-cleanup/60265/; https://theoceancleanup.com/updates/the-ocean-cleanup-successfully-catches-plastic-in-the-great-pacific-garbage-patch/.

Comments


Post: Blog2_Post

©2019 by eco.me. Proudly created with Wix.com

bottom of page