Geração de energia com lixo
- majutavares
- 28 de jul. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de ago. de 2019
O estado do Rio de Janeiro receberá duas usinas para produção de energia limpa a partir do lixo. A inauguração das unidades da Gás Verde S.A. aconteceu em 4 de julho no aterro sanitário de Seropédica. O empreendimento, destinado ao refinamento do biogás, será comercializado como combustível para veículos e indústrias.
Investimentos
A UTE contou com o aporte de R$ 100 milhões dos acionistas da empresa, a holandesa Arcadis Logos Energia e a paranaense JMalucelli.
Com potência instalada de 18 MW, distribuída entre 12 unidades geradoras, a usina pode utilizar 9.500 m³ de biogás por hora. O volume gerado pela térmica equivale ao consumo de 70 mil residências.
Já a unidade para transformar o biogás em combustível angariou cerca de R$ 300 milhões em investimentos. O empreendimento tem capacidade para produzir 200 mil m³ de gás por dia – volume suficiente para, por exemplo, abastecer cerca de 13 mil carros. Quando em plena operação, a produção será de 73 milhões de m³ por ano de Gás Natural Renovável (GNR), tornando-se uma das maiores produtoras do mundo. O gás que sobra, com apenas 50% de metano, ainda fornece parte da energia que abastece a própria unidade.
Processo de purificação
Durante o processo para purificação, o gás passa por diversas etapas automatizadas que reduzem os níveis de substâncias tóxicas. Com isso, o produto que chega à usina com 50% de metano, sai para o mercado com 95% desse composto, concentração maior que o mínimo de 90% exigido pela ANP (os 5% restantes são de nitrogênio). Esse tipo de matéria prima substitui combustíveis fósseis e o seu aproveitamento para a geração de energia elétrica ou como combustível traz vantagens para o meio ambiente.
1o cliente
Segundo a Gás Verde, o primeiro cliente de gás natural renovável da companhia é a siderúrgica Ternium, no Rio, que receberá um volume de até 72 mil Nm3 por dia de biometano. A indústria irá utilizar o gás para uso térmico, substituindo em 1/3 o uso de gás natural fóssil.
É preciso salientar também que esse tipo de energia, por ser renovável, é menos poluidora do que a gerada por térmicas movidas a carvão, óleo ou mesmo a gás natural.

Fonte: https://www.canalenergia.com.br/noticias/53104434/usinas-que-produzem-energia-limpa-a-partir-do-lixo-sao-inauguradas-no-rj
Comments