top of page

Brasil não assina acordo global para limitar o uso do plástico

  • majutavares
  • 17 de jun. de 2019
  • 1 min de leitura

O Brasil e os Estados Unidos estão entre os cinco países que mais produzem lixo plástico. Além deles, a China, a Índia e a Indonésia também integram essa lista. Segundo a ONU, “a poluição proveniente do lixo plástico atingiu proporções epidêmicas com uma estimativa de 100 milhões de toneladas de plástico encontradas atualmente nos oceanos”.

A poluição por plásticos em ecossistemas marinhos é um problema global urgente, com impactos adversos na economia, saúde humana e no meio ambiente.

-Desde 2000, o mundo já produziu mais plástico do que em todos os anos anteriores somados - o que equivale a um aumento de 200 vezes desde 1950 (Geyer, et al, 2017).

-75% de todo o plástico já produzido foi desperdiçado (Silpa Kaza, et al, 2018).

-Cerca de oito milhões de toneladas de resíduos de plástico mal geridos chegam aos oceanos do mundo todos os anos (Jambeck, et al, 2015).

A decisão da COP-14 é um passo muito importante para corrigir o desequilíbrio entre o uso, o descarte e o reúso do plástico e restaurar uma medida de responsabilidade para o sistema global de gerenciamento de resíduos plásticos. Ela determina que nenhum país poderá enviar os resíduos plásticos para os países em desenvolvimento que fazem parte da Convenção de Basileia, de 1989, sem prévia autorização. Ou seja: se o governo do possível comprador não autorizar, será necessário lidar com o lixo plástico localmente.


Commenti


Post: Blog2_Post

©2019 by eco.me. Proudly created with Wix.com

bottom of page