Agrotóxicos: nova classificação
- majutavares
- 24 de jul. de 2019
- 1 min de leitura
Atualizado: 16 de ago. de 2019
Será que os agricultores lidarão com os agrotóxicos da mesma maneira? Quais os riscos que essa redução na classificação podem causar?
A Anvisa aprovou dia 23/07 uma nova avaliação da classificação toxicológica dos agrotóxicos, que mudará o que é informado nas embalagens.
No sistema atual, um agrotóxico poderia ser classificado como "extremamente tóxico" caso causasse lesões que não necessariamente matariam. Agora, essa expressão só será usada para produtos cuja ingestão, contato com a pele ou inalação seja fatal.
Segundo a Anvisa, o método internacional é mais restritivo que o usado no Brasil atualmente, que trata o risco de morte e o de irritação da mesma maneira.
Ademais, os novos rótulos terão uma comunicação mais clara com advertência, pictogramas, e frases de perigo, e o novo marco remove a exigência de teste em animais para a regulação dos produtos.
De acordo com o diretor da agência Renato Porto, a aprovação do marco não significa uma resposta à liberação dos agrotóxicos. Na segunda (22/07), o governo havia liberado o registro de mais 51 agrotoxicos, totalizando 262 neste ano. O ritmo de liberação de novos pesticidas é o mais alto já visto para o período.

Fontes:
https://www.google.com.br/amp/s/g1.globo.com/google/amp/ciencia-e-saude/noticia/2019/07/23/anvisa-aprova-novo-marco-regulatorio-de-classificacao-de-agrotoxicos.ghtml
Comentarios