
Pyramid Cottage
Localizada em Laugarvatn, uma pequena cidade no sul do país, a casa é composta por duas unidades, ambas em formato de pirâmide, sendo conectadas por um pequeno saguão de entrada. Cada espaço possui vidros e janelas, que proporcionam uma bela vista e ajudam a trazer a luz natural para dentro.
Enquanto uma das pirâmides acomoda uma sala de estar com cozinha, a segunda estrutura possui quartos e banheiro. Há também um deck de madeira com mesa e cadeiras, que pode ser usufruído em momentos de lazer ou simplesmente com um café em uma manhã ensolarada. Por fim, o local mais especial fica talvez no topo da estrutura: uma claraboia de vidro escancara a vista panorâmica para as áreas verdes, as montanhas ao redor e o céu estrelado.
Na medida certa para cada espaço, há móveis funcionais em cores sóbrias que ajudam a ampliar os espaços, uma vez que os cômodos são pequenos. O design interior também inclui paredes brancas e madeira clara, concebendo um padrão minimalista que traz fluidez para todo o lar.
A residência é mantida quente por água geotérmica, que passa por canos no chão, mantendo a temperatura confortável o ano todo. Para os dias extremamente frios do inverno, há aquecedores adicionais que podem ser usados.
Toda a água morna é de uma fonte termal geotérmica local e a água fria é mineral natural de um poço. Um fato interessante sobre este último item é que na Islândia é seguro e recomendado tomar água direto da torneira, pois a água é super limpa.
Para completar, essa residência está dentro do Círculo Dourado: um roteiro turístico de 300 quilômetros, que inclui cachoeiras, uma nascente termal e um parque nacional que é listado como Patrimônio Mundial da UNESCO. Acho que agora só faltou mesmo o dinheiro para curtir tanta beleza e tantas aventuras.
fonte: https://ciclovivo.com.br/arq-urb/arquitetura/agua-aquece-naturalmente-casa-piramidal/